O tecido muscular estriado esquelético, como o próprio nome indica, está preso aos ossos e apresenta células longas e com muitos núcleos (multinucleadas). Os núcleos dessas células estão localizados na periferia, próximos ao sarcolema (membrana plasmática das células do tecido muscular).
O tecido muscular estriado esquelético é responsável pela contração voluntária do organismo. Ligado aos ossos, esse tecido é o responsável pela locomoção.
O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc.
Significado de Estriação substantivo feminino Qualidade ou estado de ser estriado. Arranjo de estrias. Série de estrias ou linhas paralelas. Etimologia (origem da palavra estriação).
Significado de Aponeurose substantivo feminino Membrana delgada, lustrosa, fibrosa, resistente e de coloração esbranquiçada que envolve os músculos, prendendo-os aos ossos; aponevrose.
A Fáscia Toracolombar é um complexo de várias camadas que separa os músculos paraespinhais dos músculos da parede abdominal posterior, quadrado lombar (QL) e psoas maior[1].
O músculo tipicamente liga-se ao osso pelas duas pontas. A ligação mais próxima ao centro do corpo (tronco), ou mais proximal, é denominada origem. A ligação mais afastada do corpo ou da linha média ou mais distal é denominada de inserção.
Antônio Queiroz. e) A origem é o ponto em que o tecido muscular está relacionado com o osso, e a inserção localiza-se exatamente no local em que se processa a contração muscular, ou seja, no ventre muscular.
O músculo, constituído por agrupamento de feixes, é envolvido pelo epimísio, também de tecido conjuntivo. Portanto, na constituição do músculo, estão intimamente associadas as fibras musculares e o tecido conjuntivo. A miofibrila é uma organela especificamente do tecido muscular (Fig. 3, 4, e 5).
Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido estriado cardíaco.