À medida que as tábuas perdem umidade para o ar e encolhem, as ligações entre as fibras se enfraquecem e a madeira racha. Rachaduras resultantes dessas condições costumam começar nas pontas das tábuas e são frequentemente acompanhadas por frestas excessivamente largas entre elas.
Um azulejo lascado ou rachado Primeiro, limpe o azulejo com sabão e água. Depois, passe uma camada fina de esmalte (lembre de usar um esmalte da mesa cor do azulejo) – adicione mais camadas conforme necessário. Se o azulejo está lascado, preencha os espaços com epóxi antes de pintar com esmalte.
Tirando o nível com uma mangueira
Seja qual for a sua escolha, fizemos um tutorial explicando como fazer seu próprio piso de cimento queimado:
Misture a areia e o cimento primeiro e, em seguida, misture a água aos poucos até obter uma massa homogênea e cremosa. Outras opção de como fazer o cimento queimado é utilizando massa corrida, massa acrílica ou textura pronta para cimento queimado. Se quiser uma cor diferenciada, você pode pigmentar a sua massa.
O acabamento precisa de uma camada de resina impermeabilizante, que deve ser reaplicada a cada cinco anos. “Como o material é escorregadio, é nessa fase, ainda, que recebe um verniz com areia de quartzo, a fim de se tornar antiderrapante”, afirma Luís.
A proporção indicada pelo profissional para o acabamento combina uma parte de cimento Portland branco estrutural, uma parte de pó de mármore ou pó de quartzo mais pigmento colorido em pó (pó Xadrez), adicionado até atingir o tom desejado.