O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco.
Esta dorsal foi descoberta na década de 1950 por Bruce Heezen e Marie Tharp. Essa descoberta levou à formulação da teoria de expansão do fundo oceânico e à aceitação da teoria de deriva continental de Alfred Wegener.
Relativo às costas ou à parte posterior do corpo humano (ex.: região dorsal). ... [ Anatomia ] Relativo às doze vértebras situadas no meio das costas, entre as cervicais e as lombares.
1 Anat Parte posterior do tronco humano, entre os ombros e os rins; costas. 2 Anat Parte superior ou posterior de diversas formações anatômicas: Dorso do pé.
adjetivo Que pertence ao dorso ou às costas: espinha dorsal.
Posterior ou dorsal se refere àquilo que se localiza na superfície posterior, mais próximo do dorso. Já o termo Anterior ou Ventral é utilizado para se referir a superfície anterior, frontal, frente.
Você pode fazer o puxador (ou a puxada) para trabalhar o dorsal. Sente-se no banco e segure a barra com as mãos um pouco além do nível dos ombros. Depois, puxe-a devagar até a altura do peito, sempre contraindo as escápulas. Por fim, volte à posição inicial.
Lado de uma linha ou corpo de tropas. 3. Lado, ilharga.
Flancos são as laterais do corpo, localizados na região lombar. A gordura nos flancos é aquele pneuzinho que se forma na região lateral do abdômen.
Significado de Flanco substantivo masculino Lado; cada um dos lados que dividem o corpo humano, indo dos quadris aos ombros; a parte situada na lateral, do tórax, de um animal.
A manobra de flanco é uma tática militar ofensiva que visa contornar as alas das posições inimigas atacando seus flancos (lados) ou a sua retaguarda.
O flanco é a região imediatamente abaixo do lombo e não apresenta arcos costais e, consequentemente, não auxilia na sustentação do peso do cavaleiro. Devido a isto, o lombo deve ser curto, proporcional ao dorso e musculoso.
Trata-se da relação da secção cruzada do pneu com a respectiva largura, expressa em percentagem. Por exemplo, uma relação altura/largura de 65 indica que a altura do pneu equivale a 65% da respectiva largura.
Velocidade de flanco é um termo náutico que se refere à velocidade máxima real de um navio , mas não é equivalente ao termo velocidade total à frente . Normalmente, a velocidade do flanco é reservada para situações em que um navio se encontra em perigo iminente, como sendo atacado por aeronaves.
No exemplo apresentado, a largura é de 175 mm. 70: Este número é o resultado da relação entre a altura da lateral do pneu (flanco) e a largura da banda de rodagem. Neste caso concreto, a altura do flanco corresponde a 70% da largura do pneu. ... E quanto mais alto for o pneu, pior a dirigibilidade mas maior o conforto.
Flanco esquerdo ou Lateral esquerda é uma das nove divisões da anatomia de superfície da parede abdominal. Localiza-se à esquerda da região umbilical, próximo à cintura. O principal órgão que se encontra sob esta região é o Rim esquerdo.
Geralmente ela se manifesta como uma pontada dolorosa bem abaixo das costelas. As principais causas da dor na lateral do abdômen relacionada ao exercício são a respiração pela boca e a má oxigenação do sangue.
O baço fica do lado esquerdo do nosso corpo, logo abaixo das costelas e acima do estômago.
Embaixo das costelas existe um músculo chamado diafragma, um espasmo nele pode gerar dor nesse local que você relatou. Esse espasmo pode estar vindo do pescoço pois sua inervação sai lá de cima. Se junto com o sintomas de dor debaixo das costelas estiver aparecendo dores no pescoço, suspeitaria dessa cadeia lesional.
A dor no baço pode acontecer quando esse órgão sofre algum tipo de lesão ou quando aumenta muito de tamanho, podendo a dor ser percebida ao tossir ou mesmo ao toque. Nessas situações, além da dor, é possível também observar alterações no exame de sangue.
O baço aumentado (doente) é um dos principais sintomas da doença.
No lado esquerdo, está o estômago, que se liga ao intestino delgado. Cada vez que o diafragma desce, quando o ar entra nos pulmões e o pressiona para baixo, o estômago e o fígado são levemente comprimidos. A primeira parte do intestino delgado chama-se duodeno e tem a forma de uma alça, onde se encaixa o pâncreas.
A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em fisgadas ou causa outros sintomas como barriga inchada, sensação de peso na barriga ou arrotos mais frequentes.
Causas. São diversas as possíveis causas da dor no lado esquerdo da barriga - seja direta ou irradiada de outra parte da cavidade abdominal. As mais comuns são gases, indigestão e constipação (intestino preso). Contudo, condições específicas nesta região são bastante preocupantes, a apendicite e a doença de Crohn.
Geralmente é necessária uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada (TC) para determinar o quanto o baço aumentou e se ele está pressionando outros órgãos. Uma ressonância magnética (RM) proporciona informações semelhantes e também rastreia o fluxo do sangue através do baço.
Quais os sintomas