Para consumo in natura, são indicadas as cultivares de tomate do tipo santa cruz, de formato redondo, e do tipo italiano, que é mais alongado e de sabor adocicado. Ambos são ótimos para fazer molhos.
Como plantar um tomateiro dentro de casa Se quiser ter tomates dentro de casa ou apartamento, prefira as espécies de crescimento rasteiro, como o tomate-cereja, que não ocupam muito espaço e se adaptam bem ao cultivo em vaso.
Uma delas, que está sempre de mãos dadas com a produção, é a elaboração do calendário agrícola....Sul.
Cada pé de tomate gera 18 cachos, que brotam quatro tomates para cada um deles, o que resulta em 72 frutas por pé. O plantio rende 1 mil caixas de tomate, com cerca de 22 quilos em cada uma delas, totalizando 22 mil quilos de tomate por safra.
10 dias
3- Para cultivar o Tomate, o terreno deve ser profundo, solto, permeável, bem drenado, areno-argiloso e com pH entre 5,5 e 6,5. 4- O espaçamento entre plantas pode variar de 50 a 60 centímetros e, entre os sulcos, de um a 1,20 metro. 5- Mantenha o terreno sempre úmido. Irrigue as plantas a cada dois ou três dias.
Plante de 2 a 3 sementes a 0,6 cm de profundidade no solo de seu vaso. Cubra as sementes com solo e aplane-o suavemente. Guarde os vasos em uma sala com temperatura de 21 a 26 graus Celsius e espere a germinação ocorrer. Quando as sementes germinarem, leve-as para o sol ou deixe-as sob luzes de crescimento.
O leite não só irá prevenir que o seu tomateiro e sua couve voltem a ter fungos, mas também atua como adubo foliar e os deixará mais bonitos e saudáveis. As folhas do seu tomate que já estão secando não irão se recuperar, mas as novas folhas que nascerem serão saudáveis.
É importante lembrar que o melhor lugar para as mudinhas pequenas e sementeiras é na luz indireta, para só depois colocá-las em contato com o sol. Prepare a terra. Use uma pazinha (caso for plantar em vasos) ou uma enxada (caso opte pelo jardim) para deixar a terra fofa, assim será mais fácil para enraizar.
Com plantio favorável entre os meses de abril e junho, segundo a Embrapa, o tempo para colheita varia entre 90 e 120 dias. O tomate gosta de locais bastante iluminados e, na medida em que a planta cresce, precisa de suporte para que os galhos não entortem e quebrem com o peso do fruto.
Coloque uma única planta no meio de cada vaso se usar mudas. Coloque a planta bem no meio do novo vaso. Preencha o espaço em volta com terra até que fique nivelado à altura do solo. Tome muito cuidado ao levantar a planta do recipiente original para não danificar as raízes.
A hora certa de transplantar é quando as raízes estão circundando o fundo e bordas do recipiente/vaso. Evite adiar o transplante pois isso poderá causar um emaranhado de raízes, passível de prejudicar o crescimento da planta depois.
Silveira conta que as mudas são preparadas com 20 a 30 dias de antecedência. Só depois desse período, quando apresentam de quatro a seis folhas definitivas, as mudas são transplantadas para a jardineira, estufa ou lavoura.
Em épocas muito frias a planta pode morrer. Se plantar o tomate-cereja em vaso, este precisa ter buracos no fundo para a drenagem, com o objetivo de manter a terra com a umidade equilibrada. Regue com regularidade o pé de tomate-cereja, na frequência de quatro vezes por semana. O solo deve ser mantido sempre úmido.