O Fiorde de Geiranger é o mais famoso dos fiordes na Noruega! Tem formato de “S” , com 16km de comprimento e até 250m de profundidade, com muitas cascatas nas suas encostas. A gigantesca diferença de altitude entre o mar e o topo das montanhas, numa curta distância, cria esse cenário maravilhoso e tão especial.
Fiorde é um braço de mar que entra no continente entre altas montanhas, são formações bem características das costas da Noruega, Groelância e Chile, entre outras, cenários esculpidos pela erosão das montanhas por conta do gelo.
Fiorde (do norueguês fjord) é uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas, originada por erosão causada pelo gelo de antigo glaciar (br: geleira).
"Os fiordes são o principal cartão-postal da Noruega, país localizado no extremo norte da Europa, Esses gigantescos vales rochosos formaram-se em era glaciais há mais de 500 milhões de anos. ... Por isso a maioria dos fiordes noruegueses tem boa navegabilidade, o que os torna locais perfeitos para passeios a barco.
Os fiordes ocorrem em áreas nas quais as temperaturas cheguem ao nível baixo o suficiente para que haja a formação de geleiras, e as áreas mais propícias ao seu aparecimento são a própria Noruega (Europa Setentrional), a Groenlândia (América do Norte), o Chile (ocupa uma faixa costeira entre a cordilheira dos Andes e o ...
Portanto, podemos identificar três principais tipos de relevo a Europa: planícies, planaltos e montanhas. As formas de relevo de maior destaque são as planícies, principalmente na porção central e leste.
São paredões íngremes encontrados no litoral de quase todo o mundo, desenhados pela ação do mar nos últimos 180 milhões de anos. ... A aparência dos paredões varia de acordo com o tipo de rocha que o mar esculpiu. Do Amapá ao Rio de Janeiro, predominam as falésias avermelhadas, formadas a partir de terrenos de arenito.
A falésia é uma das unidades que compõem uma paisagem litorânea, como por exemplo as praias, dunas, mangues, estuários, terraços marinhos, lagoas, lagunas, e que são interligadas por energias que mantêm tais componentes em constante transformação.
A praia para a geografia é a área conhecida como 'faixa de areia' entre a população. "A praia é um ambiente natural localizado exatamente na zona de encontro entre o mar e a terra, região que nós chamamos comumente de área costeira", conceituou o professor.
Falésias são escarpas que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar. As ondas desgastam constantemente a costa, o que por vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade da parede rochosa.
Como o próprio nome sugere, os litorais estão próximos a locais com muita água, o que faz com que sejam as águas que sejam os principais responsáveis pela erosão deles, os ventos também possuem um grande papel neste caso específica, transportando dunas.