Superávit primário é o resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros. O déficit primário ocorre quando esse resultado é negativo. Ambos constituem o "resultado primário".
O déficit primário representa o resultado negativo nas contas do governo desconsiderando os juros da dívida pública. ... Para 2020, o Ministério da Economia projeta resultado negativo de R$ 844,3 bilhões para o Governo Central, o equivalente a 11,7% do PIB.
Um déficit (ou deficit) acontece quando um recurso fica abaixo do valor que deveria estar. Na economia, por exemplo, o deficit significa que uma despesa está maior que uma receita, indicando um resultado negativo. ... Desta forma, existem mais contas a pagar do que a receber por uma empresa ou agente econômico.
Balança comercial é um termo utilizado para se referir à diferença entre as exportações e importações de um país. Se as exportações superaram as importações, o resultado é positivo, chamando-se superávit, que falamos acima e quando aconteceu ao contrário, quando se importa mais do que se exporta, chamados de déficit.
Deficit – é o termo que define o saldo negativo da balança comercial. ... Superavit – é o termo que define o saldo positivo da balança comercial. Nesse caso, as exportações de um país superaram as importações, ou seja, no período de apuração, entrou mais dinheiro no país do que saiu.
Refinanciamento da dívida pública: Trata-se de emissão de títulos para pagamento do principal da dívida, acrescido da atualização monetária. Em outras palavras, trata- se da substituição de títulos públicos (anteriormente emitidos) por títulos novos, com vencimento posterior, conhecido como “rolagem da dívida”.
O custo da dívida pública é o valor pago pelo governo por tomar recursos emprestados da sociedade. Esse montante é pago em forma de juros ou encargos da dívida. Os juros são a remuneração pela postergação do consumo. ... No caso da dívida pública, o devedor (governo) paga juros ao seu credor (a sociedade).
O refinanciamento da dívida mobiliária refere-se à emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária.
Também integram a dívida pública consolidada as operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento(409). ... Nesse conceito estão incluídas a dívida mobiliária e a dívida contratual, exceto as Antecipações da Receita Orçamentária - ARO.
A dívida flutuante é aquela contraída pela Administração Pública, por um breve e determinado período de tempo. Segundo a Lei nº 4.
Dívida Consolidada Líquida (DCL) De acordo com o Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF) da STN, a DCL representa o montante da Dívida Consolidada (DC) deduzido o saldo relativo aos haveres financeiros (disponibilidade de caixa e demais haveres financeiros).
A dívida flutuante é aquela contraída pela Administração Pública, por um breve e determinado período de tempo. Segundo a Lei nº 4.
A Dívida Fundada, também conhecida como consolidada, é aquela que representa um compromisso de valor previamente determinado, garantida por títulos do governo, que rendem juros e são amortizáveis ou resgatáveis, podendo ou não o seu vencimento ser fixado, ou ainda, aquelas assumidas em virtude de leis, contratos, ...