Filosofia da linguagem é o ramo da filosofia que estuda a essência e natureza dos fenômenos linguísticos. Uma das principais características da filosofia da linguagem é a maior diferença entre o ser humano e os outros seres que existem no mundo.
A variedade padrão, ou seja, formal da língua portuguesa é o seu emprego de tal forma que se estabeleça uma rígida conformidade em relação às suas normas gramaticais. É o que, vulgarmente, se chama de "o português correto".
A língua padrão, que na sociolingüística anglófona se denomina standard language, é a variedade culta formal do idioma. ... Ocorre que a língua culta, isto é, a das pessoas com nível elevado de instrução, pode ser formal ou informal. A língua padrão é a culta, sim, mas limitada à sua vertente formal.
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
A comunicação formal é a comunicação endereçada através dos canais de comunicação existentes no organograma da empresa, é derivada da alta administração. ... O poder da comunicação informal – “O Boato” (documento online) Administradores – O Portal da Administração.
A comunicação formal é a maneira mais fácil de se comunicar no ambiente de trabalho, porque é tudo predefinido pela estrutura organizacional. Normalmente as empresas tem modelos de relatórios, e-mails, linhas de autoridade clara e canais de comunicação bem definidos em sua estrutura.
Como se processa em todos os sentidos, a comunicação informal não respeita as linhas formalmente estabelecidas e efetua-se, geralmente, por via oral, sendo por isso, mais rápida, mas simultaneamente menos rigorosa. As redes informais criam, por vezes, dificuldades ao funcionamento das redes formais.
Canais formais são aqueles que permitem que as informações circulem pela cadeia de comando da organização segundo os fluxos indicados no organograma, garantindo assim eficiência e coordenação.
Canais informais são aqueles que as informações são repassadas de forma não estruturada.