A principal função da hemoglobina é transportar o oxigênio (O2) dos pulmões para todos os tecidos do corpo. Ao mesmo tempo, também transporta parte do dióxido de carbono (CO2) dos tecidos para os pulmões – onde será expelido – e atua no transporte de nutrientes até as células do organismo.
A p50 é um parâmetro calculado, definido como a pressão parcial do oxigênio (PO2) numa saturação de oxigênio de 50%. Quando a curva sofre um desvio para direita, ocorre a elevação da p50, indicando decréscimo da afinidade O2 a hemoblobina, facilitando a liberação a nível tecidual.
O transporte de H+ e CO2 pela hemoglobina e hemácias tem como resultado uma mudança no pH do sangue. O pH do sangue, por outro lado, altera a afinidade da hemoglobina pelo O2. Todas estas mudanças, tornam a hemoglobina uma molécula ideal para sua função: recolher oxigênio nos pulmões e libera-lo nos tecidos.
O transporte de oxigênio acontece porque essa molécula liga-se ao ferro da hemoglobina, formando a oxi-hemoglobina. Como apenas uma molécula de oxigênio liga-se ao ferro, cada molécula de hemoglobina liga-se a quatro moléculas de oxigênio.
Resposta: Explicação: A taxa em que a hemoglobina (Hb) se liga ou se desliga reversivelmente do oxigênio é regulada principalmente pela temperatura, pelo pH sanguíneo, pela pressão parcial de gás carbônico e pela concentração sanguínea de difosfoglicerato (DPG).
A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias cuja principal função é o transporte do gás oxigênio. Tal transporte é realizado por um íon ferro ligado à hemoglobina. Quando o íon ferro se liga à molécula de O2, ocorre modificação em sua carga e seu raio iônico diminui.
O monóxido de carbono possui cerca de 200 vezes mais afinidade com a hemoglobina que o gás oxigênio e, ao ligar-se a ela, diminui a quantidade de hemoglobina disponível para o transporte de O2 pelo corpo humano. Essa competição com o oxigênio pode levar à morte por asfixia.
Nos pulmões, as moléculas de hemoglobina das hemácias se ligam a moléculas do gás oxigênio formando o complexo chamado oxiemoglobina. Cada molécula de hemoglobina é capaz de se ligar a quatro moléculas de oxigênio.
O ferro é um mineral essencial para a produção da hemoglobina, proteína dos glóbulos vermelhos responsável pelo transporte de oxigênio pelo nosso organismo. Quando há carência de ferro, a medula não consegue produzir hemácias em quantidades adequadas.
A cor vermelha das hemácias resulta de um pigmento vermelho denominado de hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína formada por quatro subunidades que apresentam uma porção proteica ligada a um grupo heme, que contém ferro. É essa proteína a responsável por garantir o transporte de oxigênio pelo corpo.
O monóxido de carbono se difunde rapidamente pela membrana capilar pulmonar e liga-se à hemoglobina com 240 vezes mais afinidade que o oxigênio. Na intoxicação por monóxido de carbono, as concentrações de carboxi-hemoglobina são dependentes da concentração de monóxido de carbono e oxigênio no meio ambiente.
O monóxido de carbono é tóxico quando inalado, porque combina com a hemoglobina, a substância que transporta oxigênio nas células vermelhas do sangue. A hemoglobina, então, não pode tomar o oxigênio do ar. A falta de oxigênio faz que as células e tecidos morram. ... Com o oxigênio forma o dióxido de carbono.
Os sintomas de uma ligeira intoxicação por monóxido de carbono incluem desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens e outros similares aos da gripe. Exposições longas podem conduzir a uma toxicidade grave no sistema nervoso central e no coração, e mesmo à morte.
A intoxicação por monóxido de carbono é geralmente o resultado da inalação de uma quantidade excessiva de monóxido de carbono (CO). Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, tonturas, fraqueza, vómitos, dor torácica e confusão.
Causas do envenenamento de monóxido de carbono Pode ser produzido pelo burning incompleto do gás de petróleo liquefeito (LPG) ou do gás natural. Também, o petróleo e os combustíveis contínuos gostam da gasolina, madeira, e o carvão pode produzir o gás do CO.
Simples! O monóxido de carbono está presente acima do fogo. No fogão a gás, fogão a lenha, lareira, aquecedores, etc. Então se você estiver dentro de uma casa toda fechada, e a casa ter algum fogo controlado em andamento como dito acima, este mesmo fogo estará competindo contigo pelo ar respirável.