Roldana ou Polia é um disco móvel em torno de um eixo perpendicular ao seu plano, com um sulco chamado gola ou garganta no seu contorno periférico, e a cujo eixo se liga uma peça chamada alça, destinando-se, isolada ou associada a outras, a elevar objetos pesados.
Polia fixa: somente altera a direção e o sentido da força. Polia móvel: divide a força resistente entre o ponto de fixação da corda e a força potente. Cadernal: configuração de várias roldanas móveis e o mesmo número de roldanas fixas. Talha: configuração de várias roldanas móveis e uma roldana fixa.
2. Roldana móvel. A roldana móvel tem como função a redução da força de trabalho necessária para mover o objeto, reduzindo o seu peso pela metade. Ela será sempre utilizada em conjunto com uma roldana fixa, que permite direcionar a força.
Qual a vantagem oferecida pela roldana movel e fixa?? A roldana móvel tem a desvantagem de reduzir o deslocamento à metade, mas dobra o valor da força do operador; Já a roldana fixa não altera o deslocamento, mas também não amplia a força do operador. Serve apenas para alterar o sentido do deslocamento.
As roldanas, também chamadas de polias, são tipos de rodas utilizados em máquinas para direcionar a força feita sobre determinados objetos por meio de fios, cordas ou cabos, de modo que seja possível desviar a trajetória ou até mesmo levantá-los.
Existem dois tipos de roldanas e duas diferentes configurações para o seu uso de forma complexa. Vamos conhecer mais sobre o assunto. A roldana fixa funciona presa a um suporte, tal como um teto, de modo a facilitar a movimentação de um objeto para elevá-lo ou mudar a sua direção.
O moitão é um acessório de elevação e movimentação que pode ser utilizado com o cabo de aço ou cordas, transportando a carga de forma segura e prática. Denomina-se moitão quando se utiliza em conjunto com 1 roldana. Já a utilização de 2 roldanas ou 3 roldanas é conhecida como cadernal.
Significado de moitão Peça metálica em forma de elipse que serve para levantar pesos.
Resposta. Resposta: Quando o ponto de apoio está situado entre os pontos de aplicação de força e o objeto a ser movimentado, como mostra a figura a seguir. São exemplos desse tipo de alavanca: o alicate, a tesoura e a gangorra.
Alavanca interfixa: Quando o ponto de apoio está situado entre os pontos de aplicação de força e o objeto a ser movimentado, como mostra a figura a seguir. São exemplos desse tipo de alavanca: o alicate, a tesoura e a gangorra.