As pteridófitas são plantas vasculares ou traqueófitas, ou seja, que possuem tecidos condutores e criptógamas pois não possuem sementes. Os exemplos mais conhecidos são as samambaias, avencas e cavalinhas, muito utilizadas como plantas ornamentais.
Plantas avasculares (também plantas não vasculares ou atraqueófitos) são vegetais que não apresentam estruturas de vasos de transporte, nomeadamente xilemas e floemas. Tais plantas, por apresentarem menos material estrutural, decompõem-se mais rapidamente que as vasculares.
Verificado por especialistas As angiospermas são bons exemplares da divisão traqueófitas. Em contrapartida, sabemos que as atraqueófitas são vegetais onde não ocorre a existência de tais vasos condutores e as Briófitas são representantes dessa divisão do reino vegetal.
As pteridófitas possuem vasos condutores (xilema e floema), que transportam água e nutrientes com facilidade e rapidez para toda planta. Já as briófitas não possuem estes vasos, e o transporte ocorre de forma lenta pela difusão.
As plantas traqueófitas são as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. São plantas que possuem órgãos especializados (raiz, caule e folha), o gametófito é a fase passageira, o esporófito é a fase dominante e possuem vasos condutores de seiva bruta e elaborada.
Verificado por especialistas. As traqueófitas são planta como a samambaia, que é uma pteridófita vascularizada, por isso ela pode crescer tanto, pois o processo de movimento de fluidos dentro da planta se da por vasos, diferente das briófitas, que dependem a osmose para movimentar líquidos.
A alternativa correta é a letra "A", pois traqueófitas são as plantas que possuem vasos condutores de seiva (xilema e floema), sendo os musgos pertencentes ao grupo das briófitas que é o único grupo vegetal que não os possui,por isso não são traqueófitas.
Plantas traqueofitas são aquelas que possuem vasos condutores de seiva, plantas com grande porte e mais evoluídas do que as Briófitas.As plantas traqueofitas pertencem ao grupo das pteridófitas,das gimnospermas e das angiospermas.
Resposta: Plantas traqueófitas são plantas que apresentam vasos condutores de seiva e orgãos especializados(raíz, caule e folha) São elas: Pteridófitas/Gminospermas/Angiospermas. No Dicionário, a traquéia é um órgão do sistema respiratório. Ela é responsável pela condução do ar ao pulmão.
Resposta. Resposta: As traqueófitas, também chamadas de vasculares, são as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Segundo o dicionário (1) anatomia geral: conduto situado na frente do esófago, constituído de anéis cartilaginosos horizontalmente dispostos, que liga a laringe aos brônquios e serve para passagem de ar ...
As angiospermas são plantas vasculares (apresentam vasos condutores) com sementes que apresentam como característica mais marcante a presença de flores e frutos. O termo angiosperma vem do grego angeion, que significa urna, e sperma, que significa semente.
Grupo vegetal com maior diversidade de espécies, as angiospermas são plantas cuja principal característica é a presença de flores e frutos, sendo próprio delas que suas sementes sejam encobertas por frutos.
Resposta. - podemos saber da seguinte conclusão , as gimnospermas elas possuem só frutos e não precisa de aguá para a reprodução , já as angiospermas elas possuem flores e frutos e ainda em conta leva a presença de um ou dois cotilédoneas , espero ter ajudo bjjs !
Gimnospermas: são plantas de grande porte, geralmente encontradas em regiões temperadas. elas são vasculares e possuem raiz, caule e folhas. exemplo: araucária ou pinheiro-do-paraná. Angiospermas: são o único grupo vegetal que apresenta flores e frutos.
Flores e frutos: aquisições evolutivas As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. ... Há também flores que não têm peças coloridas, não são perfumadas e nem produzem néctar. Coloridas e perfumadas ou não, é das flores que as angiospermas produzem sementes e frutos.
Colênquima
A epiderme, o parênquima, o xilema e o floema são exemplos importantes de tecidos vegetais. A seguir descreveremos os principais tecidos encontrados no corpo de uma planta e suas principais funções para a sobrevivência do vegetal. ...
Esse sistema é formado por três tipos de tecidos fundamentais: o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. Por último temos o sistema vascular do vegetal que garante a condução de substâncias pelo corpo da planta. Dois tipos de tecido fazem parte dele: o xilema e o floema.
Os tecidos de revestimento são aqueles responsáveis por revestir o corpo do vegetal, sendo, portanto, os mais externos de uma planta. Esses tecidos são classificados em dois tipos: epiderme e periderme.