EQST

Quais So As Formas Infectantes Da Toxoplasmose?

Quais so as formas infectantes da toxoplasmose? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais são as formas infectantes da toxoplasmose?

Durante o ciclo do Toxoplasma gondii, observamos três estados infectantes: oocistos, taquizoítos e bradizoítos. Os oocistos, que contêm os esporozoítos, são estágios formados no ciclo intestinal do protozoário que ocorre no trato intestinal dos felídeos.

Quem descobriu a doença da toxoplasmose?

O parasito foi descoberto em 1908 por Nicolle & Manceaux no gondi, que é um roedor do norte da África, porém sabe-se que quase ao mesmo tempo Splendore descobriu o parasito em coelho no Brasil (REY, 2008).

Qual é a causa da toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita, o protozoário Toxoplasma gongii, bastante comum em países tropicais e de clima quente. De modo geral, essa é uma doença de caráter infeccioso.

Quais os testes sorológicos usados no diagnóstico da toxoplasmose?

Existem várias técnicas sorológicas para o diagnóstico da toxoplasmose, e os principais testes são o imunoenzimático (ELISA), teste de hemaglutinação indireto (HAI) e a imunofluorescência indireta (IFI).

O que significa não reagente no exame de toxoplasmose?

IgG negativo (não reagente) e IgM positivo (reagente): indicam infecção aguda (ou seja, iniciada há dias ou semanas). IgG positivo (reagente) e IgM negativo (não reagente): indicam infecção antiga (com meses ou anos) ou que a pessoa foi vacinada e o organismo teve sucesso na produção de anticorpos.