EQST

O Que Uma Origem De Replicaço Do DNA?

O que é uma origem de replicação do DNA?

Origens de replicação são regiões específicas na sequência nucleotídica de moléculas de DNA, nas quais determinadas proteínas se ligam para abrir a dupla hélice deste ácido nucléico, permitindo o início da biossíntese (replicação) de novas moléculas de DNA.

Como acontece a tradução do DNA?

A tradução ocorre nos ribossomos, que estão situados no citoplasma. O mRNA é traduzido em proteína pela ação de uma variedade de moléculas de tRNA, cada uma específica para cada aminoácido.

Como ocorre a produção de proteínas?

Como ocorre a síntese proteica? A síntese proteica ocorrerá por meio de um processo de tradução, no qual a informação presente no RNAm, uma sequência de nucleotídeos, será traduzida numa sequência de aminoácidos, que dará origem a um polipeptídeo (proteína).

O que ocorre na tradução?

A síntese de proteínas (tradução) ocorre no citoplasma e consiste na leitura do RNAm. O processo envolve três etapas conhecidas por: iniciação, alongamento e finalização. A síntese tem início (etapa de iniciação) quando a subunidade menor de um ribossomo e um RNAt específico associam-se a um RNAm.

Qual a fita molde do DNA?

Ì APENAS UMA FITA DO DNA SERVE COMO MOLDE Para que a transcrição ocorra, é necessário que a dupla hélice do DNA seja aberta e possibilite a entrada de nucleotídeos complementares á fita simples. A fita de DNA que dará origem á fita de RNA é chamada de fita molde.

Qual a sequência do mRNA?

Tradução. Durante a tradução, a sequência de codificação das bases de ácido nucleico do mRNA é traduzida na sequência de aminoácidos. Isso resulta na formação de uma das cadeias polipeptídicas de uma proteína.

Qual a RNAm formado?

O RNA mensageiro (RNAm) tem como função orientar a síntese de proteínas, estruturas cujo papel central em todos os seres vivos é a manifestação das características hereditárias contidas no DNA. É sintetizado a partir de uma cadeia molde de DNA e ribonucleotídeos livres através do processo de transcrição gênica.

Quais são as etapas do processamento do RNAm?

Em eucariotas, a molécula de RNA resultante da transcrição tem de ser convertida em RNA mensageiro através de um mecanismo designado por processamento de RNA. Este processo consiste em dois passos: modificação das extremidades e excisão de intrões. Cada extremidade do transcrito primário, ou pré-mRNA, vai ser alterada.

Como se dá o processamento do pré RNAm?

No núcleo, um pré-RNAm é produzido por meio da transcrição de uma região do DNA de um cromossomo linear. Esse transcrito precisa passar por processamento (splicing e adição do cap 5' e da cauda poli-A) enquanto ainda está no núcleo para que possa se tornar um RNAm maduro.

Quais são as modificações que o Pre RNAm deve sofrer para formar o RNAm funcional?

Por exemplo, as modificações do RNAm incluem a adição do cap na extremidade 5´, o qual protege a extremidade 5´ do transcrito da ação de enzimas exonucleases, além de facilitar o splicing do RNA e o transporte do núcleo para o citoplasma; a adição de uma cauda poli A na extremidade 3´ que facilita o transporte do RNAm ...