Oração subordinada substantiva objetiva direta É aquela que exerce a função de objeto direto da oração principal.
Sujeito: é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita pelo predicado. Predicado: é o termo da oração que, a partir de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. Exemplo: A pequena criança contou-se a novidade com alegria no olhar.
Sujeito é a quem se refere o verbo, ou seja, é aquele que sofre ou realiza a ação referida pelo verbo. ... Confira nos exemplos: a) Maria morreu.
Resposta. O núcleo é a palavrinha mais importante da frase. Exemplo: Maria comprou sorvete , Maria comprou oquê ? Sorvete então o núcleo da frase é sorvete.!!!
O núcleo da oração é o verbo ou a locução verbal (podendo estar expressos ou ocultos). O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.
Oração sem sujeito é aquela que contém verbos impessoais, que são os seguintes: verbo HAVER com o sentido de existência ou acontecimento. Exemplo: Há um ano não aparece; ... outros verbos que indicam FENÔMENOS DA NATUREZA, tais como: anoitecer, chover, trovejar.
A oração sem sujeito, ou sujeito inexistente, ocorre quando não existe elemento ou pessoa gramatical ao qual o predicado se refere, articulando-se a partir de um verbo impessoal. Os verbos impessoais são justamente aqueles que não possuem um sujeito.
Verificado por especialistas A) "falaram mal de você" - o sujeito é INDETERMINADO, ou seja, existe um sujeito mas n sabemos específicamente quem é. ... portanto, sujeito simples: a noite. Núcleo do sujeito: Noite.
Quando a oraçao nao tem sujeito, o verbo fica na terceira pessoa do singular. Esta afirmação pode ser comprovada em: ... 11-O sujeito é simples e determinado em: a) Há somente um candidato ao novo cargo, doutor?
"Faz dez anos que cheguei aqui." a)Sujeito indeterminado.
Resposta. Resposta: Sujeito simples, pois o "O dia amanheceu..." causa uma metáfora, coisa muito comum em charges.