Resposta. Crescimento urbano é a expansão física de uma cidade, ou seja, aumento em área de uma cidade. Urbanização é o rápido crescimento da população urbana em relação ao crescimento da população rural de uma área, estado ou país.
A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água.
Os problemas ambientais urbanos se acentuaram durante os avanços da urbanização e industrialização. Esses processos modificaram intensamente as paisagens naturais, desencadeando inúmeros problemas: desmatamento, efeito estufa, mudanças climáticas, poluição, entre outros.
A construção civil é reconhecida como grande geradora de impactos ambientais, tanto pelo consumo de recursos naturais, de origem não renovável, como pela geração de diferentes tipos de resíduos, impermeabilização do solo e rebaixamento do lençol freático.
– Alteração da superfície geomorfológica, erosão, assoreamento e inundação: as obras modificam a superfície topográfica local. Além disso, a movimentação do solo e a perda da cobertura vegetal, a impermeabilização e a compactação do solo podem gerar impactos como erosão, assoreamento e inundação.
De uma forma geral os impactos ao meio ambiente em função do transporte podem ser divididos em: ... Impactos negativos sobre a vida das pessoas: poluição (ar, sonora, visual), acidentes de trânsito e qualidade nos deslocamentos (congestionamento), entre outros.
“Os principais impactos relacionados ao setor do transporte de carga são associados ao uso de energia. ... “O uso de materiais não renováveis causa um impacto ambiental significativo. Além disso, há emissão de poluentes, que podem causar problemas de saúde, e gases do efeito estufa”, completa o professor.
O material em deterioração dos veículos pode contaminar o solo e o lençol freático, e contribuir com a proliferação de doenças; além da geração de grande quantidade de pneus, estes que muitas vezes não são armazenados corretamente, resultando em problemas ambientais e também sociais (pelo fato de causarem a ...
Sua principal causa é a queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral e derivados do petróleo, pelas indústrias e pelos motores dos veículos. Os veículos movidos a diesel e gasolina (ambos derivados do petróleo) são os principais vilões da poluição atmosférica. ... Resultante da queima inadequada de combustíveis.