Grosso modo, a auditoria consiste no levantamento e na análise de pontos críticos da empresa — por exemplo, tributários, financeiros, legais e outros relacionados à gestão da qualidade — buscando a adequação, a segurança e a transparência dos procedimentos.
As auditorias, portanto, são empresas especializadas em realizar um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas por outras empresas, olhando sobretudo para os registros da contabilidade – averiguando veracidade e consistência desses dados, e se as operações financeiras estão de acordo com os padrões ...
Permite avaliar se os registros representam a realidade da empresa. Além disso, possibilita conhecer eventuais falhas ou até mesmo identificar erros que possam estar contidos nas demonstrações auditadas. A auditoria também é uma valiosa fonte de informações para aqueles que querem investir em empresas.
Trata-se de uma atividade que analisa as demonstrações contábeis da organização para identificar possíveis falhas. Para isso, são utilizados alguns procedimentos técnicos e, ao final, é emitido um parecer informando se os dados estão de acordo com os princípios fundamentais e as normas da contabilidade do país.
A “auditoria interna” é o conjunto de procedimentos para avaliação de controles internos de uma empresa, comprovando a qualidade dos registros e sua segurança. ... Trata-se de um controle administrativo, cuja função é avaliar a eficiência e eficácia de outros controles.
A auditoria interna do sistema de gestão da qualidade é um dos processos mais valiosos do sistema, pois reforça o princípio da qualidade referente à tomada de decisão baseada em evidência e seus resultados servem como base para melhorias (outro princípio da qualidade).
Certificação é um processo no qual uma entidade independente (3ª parte) avalia se determinado produto atende às normas técnicas. Esta avaliação se baseia em auditorias no processo produtivo, na coleta e em ensaios de amostras. ... A ABNT irá encaminhar todos os documentos necessários para início do processo.
A auditoria de qualidade objetiva realizar uma avaliação planejada e documentada de sistemas, processos e produtos. Isso significa que o seu caráter é voltado muito mais para a prevenção do que para a correção de problemas. Ela busca o aperfeiçoamento da qualidade, com a verificação de uma série de requisitos.
Tipos de Auditoria Basicamente as auditorias podem ser divididas em duas formas, de acordo com sua execução: Externas: são aquelas executadas por outras organizações, tais como clientes ou empresas especializadas; Internas: são aquelas executadas pela própria organização.