Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.
A ação do tipo tradicional está alicerçada em hábitos e costumes firmados na vivência do sujeito. Age-se de determinada forma porque sempre se agiu assim. Por fim, a ação do tipo emocional é realizada com base nas emoções do indivíduo.
Fatos sociais são normas produzidas pela coletividade que alteram o modo de agir e pensar dos indivíduos do grupo. Ação social é o motivo pelo qual um indivíduo altera seu comportamento, sua maneira de agir e pensar.
A principal diferença é que Émile Durkheim impõe 3 características obrigatórias para ser um fato social: Coercitividade (o fato social exige que o indivíduo adote o que o grupo acha bom), Exterioridade ( o fato social é adquirido com outra pessoa), Generalidade ( atinge a todos).
Exterioridade A exterioridade é a característica que denomina os fatos sociais exteriores ao indivíduo e que já estão organizados quando ele nasce. Coercitividade A coercitividade está relacionada ao poder ou à força que os padrões da cultura de uma determinada sociedade são impostos aos integrantes.