As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
De acordo com o CPC 00 (R1) os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis são as características qualitativas das informações contábil-financeiras, descritas como fundamentais, sendo Relevância e Representação Fidedigna, e de melhoria, sendo, Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e ...
Estas relacionadas como características qualitativas fundamentais (relevância e representação fidedigna) e as de melhoria (Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e Compressibilidade). compreensão ou de afetar as decisões dos usuários, devendo ser oportuna sempre, quando necessária.
É a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.
São características qualitativas de melhoria a comparabilidade, a verificabilidade, a tempestividade e a compreensibilidade. Elas são características qualitativas de melhoria, pois melhoram a utilidade da informação, que já é relevante e é representada com fidedignidade (características qualitativas fundamentais).
São três características qualitativas da informação contábil, conforme o MCASP: a) compreensibilidade, comparabilidade e verificabilidade.
a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil.
47): Informação “precisa, completa, econômica, flexível, confiável, relevante, simples, em tempo e verificável”. Sobre essas características observa-se mais a diante. Para Martins (2003, p.
Determina ações, o nível de comprometimento e a forma de atuação dos executivos, os quais induzem nos empregados os valores da empresa, focando as decisões estratégicas, táticas e operacionais da perseguição da visão de futuro. ...
Para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade a transação que foi registrada. Portanto, as características qualitativas fundamentais são: RELEVÂNCIA e REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA.
Confiabilidade – para ser considerada confiável a informação contábil precisa estar revestida de neutralidade, não conter vícios, desvios ou erros substanciais e representar a contento o fato contábil a que se propõe. A informação não pode ser apresentada de modo a sugestionar a decisão do usuário.
Os usuários da contabilidade são aquelas pessoas que necessitarão dos dados fornecidos pela contabilidade para alguma finalidade. ... Alguns exemplos de usuários da contabilidade são: os fornecedores, os investidores, o governo, os funcionários e os bancos.
De forma geral, o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas a empresa, ou seja, informes contábeis de qualidade que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais.
Qualidade da informação contábil pode ser definida como um grau de funcionalidade da contabilidade como mecanismo de governança (Almeida, 2010). Sendo a informação contábil uma fonte para tomada de decisões, a qualidade é essencial para os usuários interessados no desempenho econômico da empresa, NASCIMENTO (2008).
As IFRS melhoram a estrutura conceitual e facilitam a interpretação das demonstrações financeiras. Por isso, são extrema importância para que instituições, analistas, investidores e gestores consigam analisar relatórios financeiros.
Relevância As informações sobre o nível atual e a estrutura dos ativos têm valor para os usuários na tentativa de prever a capacidade que a entidade tenha de aproveitar as oportunidades e a sua capacidade de reagir a situações adversas.
A Convenção Contábil da Materialidade (ou Relevância) dispõe que o rigor da apropriação de todos os critérios de avaliação e classificação deve ser feito com relação aos itens que são importantes em matéria de utilização pelos usuários das informações contábeis, quer internos (administradores da empresa), quer externos ...
Importância; lado vantajoso de alguma coisa.
São Princípios de Contabilidade: o da ENTIDADE; o da CONTINUIDADE; o da OPORTUNIDADE; o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; o da COMPETÊNCIA; e o da PRUDÊNCIA.
São sete princípios básicos: o princípio da entidade, o princípio da continuidade, o princípio da prudência, o princípio da competência, o princípio da oportunidade, o princípio da atualização monetária e o princípio do registro pelo valor original, uns são mais fáceis de serem compreendidos do que outros, como, por ...
Os princípios da contabilidade são um conjunto de normas gerais que delimitam a aplicação das Ciências Contábeis. Elas representam a essência das doutrinas e teorias contábeis, que regem a atuação dos profissionais de contabilidade.
Esses princípios garantem que você registre os fatos contábeis de acordo com o regramento, que permite mensurar corretamente o patrimônio das entidades, a favor dos interesses da coletividade, dos particulares e dos sócios e acionistas.
O princípio da continuidade pressupõe que a empresa terá uma duração indeterminada, sendo que a quantificação e reconhecimento do patrimônio, além de toda a contabilidade da empresa, deverá ser realizada enquanto a empresa existir.
São sete princípios básicos: o princípio da entidade, o princípio da continuidade, o princípio da prudência, o princípio da competência, o princípio da oportunidade, o princípio da atualização monetária e o princípio do registro pelo valor original, uns são mais fáceis de serem compreendidos do que outros, como, por ...
A contabilidade é essencial para a manutenção de uma empresa no mercado, para a tomada de decisões e para uma boa saúde financeira. ... A contabilidade para empresas é responsável por mostrar aos gestores todos os valores de seus custos, despesas, receitas, lucratividades, ativos e passivos.
A Contabilidade como um instrumento de análise, gerência e decisão, utiliza-se de suas demonstrações para no gerenciamento e planejamento estratégico, informar aos administradores a situação econômico - financeira da empresa, de modo a auxiliar na tomada de decisões.
A Contabilidade exerce um papel relevante na gestão empresarial, à medida que fornece subsídios ao administrador no processo de tomada de decisões. Através dela, o gerente é capaz de fazer uma avaliação da situação patrimonial da empresa, prognosticar tendências, planejar atividades.
O profissional contábil exerce papel fundamental na sociedade, pois é a partir das informações fornecidas por ele, que os usuários da contabilidade tomam decisões empresariais. ... Valendose desse privilegio a classe contábil deve cada vez mais atender as expectativas dos usuários das informações por ela emitidas.
A Contabilidade deixou de ser um simples instrumento de registro e de controle, para desempenhar um papel muito mais importante na vida da administração de uma entidade, ou seja é hoje a Contabilidade um poderoso instrumento que dispõe o administrador do patrimônio para a tomada de decisões.