O tubo endotraqueal, conhecido pelos profissionais como TOT (Tubo Orotraqueal), é um dispositivo médico-hospitalar, estéril, invasivo, utilizado em pacientes quando há necessidade de submetê-los à ventilação mecânica, ou seja, quando um respirador artificial assume a respiração e inspiração naturais.
Com a finalidade de prevenir certos efeitos indesejáveis da intubação traqueal tais como dor de garganta, aspiração, estenose traqueal, entre outras, o tubo traqueal deve ser insuflado e a pressão mantida no intervalo de 25 cmH2O a 30 cmH2O.
Para uma adequada assistência ventilatória mecânica (AVM), o tubo endotraqueal (TE) possui na sua porção distal um balonete (cuff), cuja função é selar a via aérea artificial (VAA) para evitar o refluxo de conteúdo gástrico para o interior do trato respiratório inferior (causa comum de pneumonia) e o escape de gás ...
► Colocar o fio guia no lúmen do tubo oro endotraqueal. Aguardar o médico realizar a laringoscopia: utilizar a lâmina do laringoscópio penetrando pelo lado direito da boca (lâmina curva (valécula) ou lâmina reta levanta epiglote). Rechaçar a língua para a esquerda e para cima no campo do médico.
O tubo endotraqueal, conhecido pelos profissionais como TOT (Tubo Orotraqueal), é um dispositivo médico-hospitalar, estéril, invasivo, utilizado em pacientes quando há necessidade de submetê-los à ventilação mecânica, ou seja, quando um respirador artificial assume a respiração e inspiração naturais.
Para fixar o tubo deve-se usar material próprio como cadarços e fixações adesivas evitando improvisações, tais como, sondas, esparadrapos, equipos de soro, e outros (CASTELLÕES E DOPICO DA SILVA, 2007).
Método de fixação da traqueostomia: a) Orientar o assistente, se houver, para calçar as luvas e segurar com firmeza a cânula de traqueostomia no lugar certo. Com essa pessoas segurando a cânula de traqueostomia, cortar a fixação antiga.
A fórmula abaixo pode ser aplicada: -Tubo endotraqueal com balonete (mm) = (idade em anos/4) + 3; -Tubo endotraqueal sem balonete (mm) = (idade em anos/4) + 4. Existe uma preocupação sobre o dano na mucosa da via aérea e o aumento no risco de estenose traqueal pela presença do balonete.
Usado para acabamentos em artesanato, vestuário, calçados e acessórios.
Intubação traqueal é a colocação de um tubo dentro da traquéia, seja através da via oral ou da via nasal.
Em nosso meio, as lâminas mais usadas em Emergências e Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica são as de Miller (reta) e Macintosh (curva). O tamanho das lâminas de laringoscópio varia de 00 (para o bebê extremamente prematuro) a 4 (para adultos grandes) – Quadro 1.
Material Necessário: - 01 Cânula endotraqueal, 01 laringoscópio, 01 par de luva esterilizada, 01 par de luva de procedimento, máscara, 01 óculos, Xylocaína spray e gel, 01 seringa 20ml, cadarço, tensoplast, gaze, 01 ambu, 01 fio-guia, esterelizado.
Durante a intubação orotraqueal (IOT): Utilizar a sequência rápida de intubação. Posicionar adequadamente o paciente (sniffing position ou posição olfativa/ramp position). Cabeceira elevada (30 a 45 graus) para ganhar “capacidade residual funcional” nestes pacientes sabidamente com pouca reserva respiratória.
Esses cuidados foram agrupados por similaridade em seis categorias: cuidados relacionados ao tubo endotraqueal; ao ventilador e circuito; à prevenção de broncoaspiração; ao controle de infecção; à sedação, analgesia/sono e vigília/dor.
Os Cuidados de Enfermagem com o TOT A fixação do Tubo Orotraqueal (cadarço) deve estar firme, sempre avaliando o conforto do paciente e sempre realizar a troca conforme sujidade; O Tubo Orotraqueal e as conexões NÃO podem ser tracionadas ou submetidas a esforços (puxões, movimentos de pêndulo ou servir como suporte).
Na tentativa de se propor um eixo norteador da prática de enfermagem na ventilação mecânica, é importante que a enfermagem saiba relacionar e executar os cuidados descritos a seguir: Vigilância constante; Controle de sinais vitais e monitorização cardiovascular; Monitorização de trocas gasosas e padrão respiratório; ...
Como utilizar um Ambu de forma correta
Sistema fechado
Ambu deve ser usado apenas em emergências, dizem especialistas | Mato Grosso do Sul | G1. Bombeiro explica que respirador manual ajuda em transporte de pacientes. Na unidade de saúde, paciente deve ser colocado no respirador mecânico. Quando o organismo não consegue mandar ar para os pulmões, o respirador entra em cena ...
É indicado para ser utilizado como auxiliar a respiração artificial e reanimação cardiopulmonar, possibilitando sua utilização em pacientes que estejam com apneia ou para aumentar a ventilação e/ou fornecer oxigênio a um paciente que esteja respirando espontaneamente.
Todos conhecem como AMBU, que vem da sigla em inglês Artificial Manual Breathing Unit, nada mais é que uma Unidade Manual de Respiração Artificial, ou Reanimador Manual. Esse equipamento é composto por um balão, uma válvula unidirecional, válvula para reservatório, máscara facial e um reservatório.
A máscara com reservatório é considerada uma máscara de alta concentração de oxigênio, podendo chegar a 95% quando operada entre 10 a 15 litros de oxigênio por minuto. Os sistemas de alto fluxo de oxigênio fornecem concentração do gás igual ou superior ao fluxo inspiratório máximo do paciente.
Para esterilizar um Ambu é muito simples, basta desmontar todas as peças e limpa-las separadamente, elas devem ficar na câmara pelo período de 15 minutos a uma temperatura de 121ºC, ou 4 minutos a 134ºC.
- Lave o bocal antes e depois de cada sessão de exercícios com sabão neutro e água corrente; - Deixe-o secar em seguida; - Em nenhuma hipótese deve ser utilizado calor, cloro, ácidos ou produtos muito alcalinos para higienização.
Imersão em álcool 70% por 30 minutos; Secagem natural (sobre papel absorvente, já que os materiais secam rapidamente após serem retirados do álcool); Montagem dos equipamentos (na manhã seguinte); Os bocais são ensacados em filme plástico (e são abertos somente no momento do exame);
Não coloque os circuitos montados dentro da autoclave; - Desmonte o dreno coletor antes de colocá-lo na autoclave; Procedimento de esterilização em autoclave: - Limpar; - Embalar o produto e esterilizar individualmente; - As peças devem permanecer dentro da câmara durante 15 minutos a 121°C ou 4 minutos a 134°C.
Utilize uma solução germicida apropriada ou oxido de etileno. A esterilização utilizando o gás oxido de etileno, deve obedecer aos parâmetros de temperaturas a 54° C (130°F) Após a esterilização em oxido de etileno aguarda de 24 a 48 horas antes de utilizar o produto para permitir á aeração e saída dos resíduos gás.
Traquéias, máscaras e válvulas de BIPAP Detergente neutro, enxague em água corrente. Encaminhar para o CME (óxido de etileno ou autoclave, conforme recomendação do fabricante). Detergente neutro, enxague em água corrente e secar.
Hipoclorito de Sódio
Outra alternativa é deixar a máscara e o copo do nebulizador em uma solução contendo 1 litro de água filtrada e 2 colheres de sopa de água sanitária. Pode ser utilizada também uma solução germicida, como hipoclorito de sódio 0,5 a 1%. Após o procedimento, deixe o equipamento secar sobre uma superfície limpa.