Significado de Escarificar Fofar a terra, a fim de dar arejamento às raízes das plantas.
A escarificação do solo é um processo de preparação para o plantio em que o agricultor utiliza um equipamento chamado escarificador, composto por hastes mecânicas que penetram e revolvem o solo. O método é utilizado em solos compactados pelo tráfego intenso de máquinas agrícolas pesadas.
A técnica consiste em provocar cortes com bisturi – alguns até mesmo arrancam a pele do tatuado com uma pinça de dissecação – com a finalidade de ressaltar o desenho das futuras cicatrizes ou queloides. Os cortes são feitos em uma profundidade de 3 mm, geralmente.
Da mesma maneira que os arados, as grades são utilizadas no preparo do solo. No entanto, o objetivo é melhorar as condições para semeadura, germinação, desenvolvimento e produção das plantas. A princípio, as grades são muito usadas no sistema convencional de cultivo de plantas.
Arado é um instrumento que serve para lavrar (arar) o solo, revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la e, assim, viabilizar um melhor desenvolvimento das raízes das plantas. ... Melhora ainda a infiltração de água no solo e a aeração, além de realizar a construção de curvas de níveis.
A bitola é a distância entre os centros dos rodados de um mesmo eixo e seu ajuste permite o uso de implementos em cultivos em linha e melhora a estabilidade do trator.
Aração. Essa técnica consiste em revirar as camadas do solo, de modo a invertê-las. Com o auxílio de um arado, o produtor revolve as camadas em uma profundidade de aproximadamente 20 centímetros. A prática aumenta os níveis de oxigenação da matéria orgânica.
A aragem é usada para "afofar" a terra, deixando ela em "pedaços" menores, ela pode ser feita com uma enxada, um arado, ou um trator.