Matemática. O arranjo simples é um tipo de agrupamento estudado na análise combinatória. Conhecemos como arranjo todos os agrupamentos formados com n elementos tomados de k em k, sabendo que o valor de n > k.
A análise combinatória ou combinatória é a parte da Matemática que estuda métodos e técnicas que permitem resolver problemas relacionados com contagem. Muito utilizada nos estudos sobre probabilidade, ela faz análise das possibilidades e das combinações possíveis entre um conjunto de elementos.
Lê-se n! como n fatorial ou fatorial de n. Quando um evento é composto por n etapas sucessivas e independentes, de tal forma que as possibilidades da primeira etapa é m e as possibilidades da segunda etapa é n, consideramos então que o número total de possibilidades de o evento ocorrer é dado pelo produto m*n.
A análise combinatória é a área da Matemática que tem como função estudar a quantidade de agrupamentos que podem ser formados a partir de um conjunto de valores. O foco é o estudo dos tipos de agrupamento, que são resolvidos pelo princípio fundamental da contagem.
Dessa forma, a gente conclui que o total de possíveis combinações que podem ser feitas escolhendo 6 números dentre os 60 disponíveis são cerca de 50 milhões.
É possível fazer um máximo de 10 mil combinações com quatro números. Se os números podem ser repetidos, então existem todas as combinações desde 0000 até 9999, somando um total de 10 mil combinações.
Resposta: Há 9 diferentes escolhas para o primeiro dígito (1-9) e há também 9 diferentes escolhas para o segundo dígito (1-9). Há, portanto, 9 x 9 = 81 diferentes formas de formar números de dois dígitos de 1-9.
Para encontrar essa quantidade de agrupamentos formados em uma combinação simples utilizamos a seguinte fórmula: Cn,p = n! p! (n – p)!
Resposta. São possíveis, 24 combinações.
A lógica usada no cubo mágico é o algoritmo que é uma sequência lógica finita e definida de instruções que deve ser seguida para resolver um problema ou executar uma tarefa. Um algoritmo mostra passo a passo os procedimentos necessários para resolução de um problema, ou seja, diz como fazer.
Observando que cada face do cubo tem 9 cubinhos e que o cubo tem 6 faces, podemos obter o total de cubinhos fazendo a multiplicação de 9 vezes 6.
Como montar um cubo mágico
Serão apresentadas duas notações, uma para o caso 1 e outra para o caso 2, para aparecer a Cruz Amarela de primeira. Porém, você pode optar em usar apenas uma delas e, dependendo do caso, repetir a notação escolhida mais uma ou duas vezes, ou de mais fácil execução pra você para chegar no mesmo lugar.
1: deixar o bloco, que tem a face amarela para cima, à frente e à esquerda. 2: deixar um bloco, que tenha a face amarela para frente, à frente e à esquerda....Então, a fórmula é a seguinte: