Então, o que os diferencia é que, no dígrafo consonantal, duas consoantes representam um fonema; já no encontro consonantal, as consoantes representam fonemas diferentes.
Resposta. O encontro consonantal é dado quando duas ou mais consoantes se encontram em uma palavra, ou seja, quando duas ou mais consoantes estão em sequência, sem uma vogal entre elas. ... Em sílabas consecutivas: nas sílabas diferentes, cada consoante pertence a uma sílaba: Rit-mo, Tor-ta, Lis-ta.
Chamamos de encontro consonantal o agrupamento de consoantes, em sequência, na palavra, fazendo parte da mesma sílaba ou não. Os encontros consonantais possuem classificações: podem ser puros (também chamados de perfeitos) ou disjuntos (também chamados de imperfeitos).
"Ditongo" é o encontro de uma vogal com uma semivogal ou de uma semivogal com uma vogal. Em ambos os casos, vogal e semivogal pertencem a uma mesma sílaba. Os ditongos podem ser crescentes, decrescentes, orais ou nasais.
Resposta: O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.