O abscesso renal permanece confinado ao rim e tem origem em uma infecção que chega ao rim pela corrente sanguínea ou pela própria urina (com origem no trato urinário inferior) ou, ainda, após manipulação cirúrgica do rim.
Embora menos comum, a causa da pielonefrite pode ser uma infecção por bactérias gram-positivas, entre elas o Staphylococcus aureus. Proveniente de focos infecciosos em outros órgãos, essa micróbio pode disseminar-se na corrente sanguínea e infectar os rins.
A pielonefrite é uma infecção do trato urinário, geralmente causada por bactérias vindas da bexiga, que atinge os rins provocando inflamação. Essas bactérias estão presentes normalmente no intestino, mas devido a alguma condição podem proliferar e atingir os rins.
Como prevenir a pielonefrite
Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).
O tratamento para a cistite deve ser recomendado pelo médico de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, podendo ser indicado o uso de antibióticos como Ciprofloxacino, Amoxicilina ou Doxiciclina, que deve ser usado de acordo com a indicação do médico.
Nos casos em que a infecção é provocada por bactérias, o tratamento consiste no uso de antibióticos, por um período que pode variar de 10 a 14 dias dependendo da orientação médica. Alguns analgésicos ou anti-inflamatórios também são indicados para aliviar a dor.