Indica a data do trânsito em julgado da decisão judicial, isto é, o dia a partir do qual a decisão passa a ser definitiva, pois dela não cabe mais recurso.
POSSIBILIDADE DE EXECUÇÃO ANTES DO TRÂNSITO EM JULGADO DO FEITO. ... É possível a execução provisória de multa fixada em caso de descumprimento de decisão concessiva de antecipação dos efeitos da tutela, não sendo necessário aguardar o trânsito em julgado da sentença definitiva.
Não obstante a relevância da presunção da inocência, diante de uma sentença penal condenatória, o Código de Processo Alemão (.) prevê efeito suspensivo apenas para alguns recursos. ... Não há dúvida, porém, e o Tribunal Constitucional assim tem decidido, que nenhum recurso aos Tribunais Superiores tem efeito suspensivo.
A presunção de inocência significa que nenhum indivíduo deve ser condenado sem provas e que lhe sejam garantidos todos os recursos para que este possa provar a sua inocência. ... Ou seja, não receberam sentença penal condenatória; logo, ainda são considerados inocentes e podem provar que o são.
A Constituição da República é literal ao garantir, em seu art. 5º inciso LVII que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”. ... A presunção de inocência somente é afastada com o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
STF decide que cumprimento da pena deve começar após esgotamento de recursos. A decisão não afasta a possibilidade de prisão antes do trânsito em julgado, desde que sejam preenchidos os requisitos do Código de Processo Penal para a prisão preventiva.
Indica a data do trânsito em julgado da decisão judicial, isto é, o dia a partir do qual a decisão passa a ser definitiva, pois dela não cabe mais recurso.
Significado de Trânsito substantivo masculino Ação de transitar; marcha, trajeto, circulação. [Por Extensão] Qualquer passagem de um lugar para outro: trânsito intestinal. Movimento de veículos e de pedestres considerado em seu conjunto; tráfego. ... Etimologia (origem da palavra trânsito).
Decisões de instâncias inferiores baseadas em posições do Supremo Tribunal Federal sobre assuntos com Repercussão Geral reconhecida não podem ter recurso admitido na corte. A exceção é quando o juiz se retrata para seguir a decisão do STF.