O cálculo da variância populacional é obtido através da soma dos quadrados da diferença entre cada valor e a média aritmética, dividida pela quantidade de elementos observados.
Para diferenciar uma média da outra, foi criada a noção de desvio padrão, que serve para dizer o quanto os valores dos quais se extraiu a média são próximos ou distantes da própria média. ... Uma das aplicações mais comuns do desvio padrão é para cálculo da classificação no vestibular.
Z=x−μσ. Assim, a distribuição passa a ter média μ=0 e desvio padrão σ=1. Pelo fato da distribuição ser simétrica em relação à média μ=0, a área à direita é igual a área à esquerda de μ.
A distribuição Normal é a mais familiar das distribuições de probabilidade e também uma das mais importantes em estatística. Exemplo: O peso de recém-nascidos é uma variável aleatória contínua. ... A distribuição normal é simétrica em torno da média o que implica que e média, a mediana e a moda são todas coincidentes.
USO DA TABELA NORMAL PADRÃO Denotamos : A(z) = P(Z z), para z 0. P(Z 0,32) = A(0,32) = 0,6255. Obs.: A(0)=P(Z < 0)=P(Z > 0)=0,5. = A(1,71) - A(0) = 0,9564 - 0,5 = 0,4564.
Para determinar a probabilidade de z estar entre dois valores dados, determine as áreas acumuladas para cada valor e, depois, subtraia a menor da maior. Para determinar a probabilidade de z ser inferior a dado valor, encontre a área acumulada correspondente.
A distribuição normal pode ser usada para aproximar distribuições discretas de probabilidade, como por exemplo a distribuição binomial. Além disso, a distribuição normal serve também como base para a inferência estatística clássica. Nela, a média, mediana e moda dos dados possuem o mesmo valor.