Essas substâncias recebem o nome de substâncias termométricas e a grandeza que varia com a temperatura recebe o nome de grandeza termométrica. Exemplos: ... A substância termométrica é a régua metálica e a grandeza termométrica, seu comprimento, que varia com a temperatura.
Por exemplo, o comprimento, a pressão e o volume, resistência elétrica, ddp, energia irradiada, acústica, magnetismo. A propriedade termométrica do comprimento é baseada na dilatação da coluna de uma substância termométrica. Para cada valor h, de um comprimento, associa-se uma temperatura T.
O mercúrio, como todos os materiais, dilata-se quando aumenta a temperatura. Por ser extremamente sensível, ele aumenta de volume à menor variação de temperatura, mesmo próxima à do corpo humano. O volume do mercúrio aquecido se expande no tubo capilar do termômetro.
escala Celsius
A fim de graduar uma escala termométrica, tomam-se pontos de referência de estados térmicos bem definidos e de fácil obtenção, chamados de pontos fixos, obtidos sob pressão normal. O primeiro ponto fixo é o ponto de gelo (ponto de fusão), e o segundo é o ponto de vapor (ebulição da água).
são as condições: a fusão do gelo e a ebulição da água, ambos sob pressão normal.
Para a graduação das escalas, foram escolhidos, para pontos fixos, dois fenômenos que se reproduzem sempre nas mesmas condições: a fusão do gelo e a ebulição da água, ambos sob pressão normal.
Comparação das escalas de temperatura Fahrenheit, Celsius e Kelvin. ... De acordo com a imagem, a água entra em ebulição em 100°C (373 K) e congela em 0°C (273 K). Vamos às definições: Fahrenheit: escala termométrica de símbolo F, no qual 32° F é o ponto de congelamento da água e 212° F é o ponto de ebulição da água.
Essa escala é baseada na água pura e tem como pontos fixos os pontos de fusão (0 ºC) e ebulição da água (100 ºC), em condições normais de pressão. A escala Celsius foi criada no ano de 1722, pelo astrônomo sueco Anders Celsius. Não pare agora...
Teve origem a partir do modelo proposto pelo astrônomo sueco Anders Celsius (1701-1744). Esta escala é baseada nos pontos de fusão e de ebulição da água, em condição atmosférica padrão, aos quais são atribuídos os valores de 0 °C e 100 °C, respectivamente.
Anders Celsius
Fahrenheit é uma escala de temperatura proposta por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. ... Nesta escala, o ponto de fusão da água é de 32 °F e o ponto de ebulição é de 212 °F. Uma diferença de 1,8 °F é igual a uma diferença de 1 °C.
Na sua escala, Fahrenheit utilizou como referência os valores dos pontos de fusão e ebulição da água, para os quais ele adotou os seguintes valores: Ponto de fusão da água = 32oC. Ponto de ebulição da água = 212oC.
Alguns acreditam que Fahrenheit era um maçom, e porque há 32 graus de iluminação, ele escolheu usar 32 como a temperatura de fusão da água. Graus também são usados como níveis com os maçons, daí o uso da palavra na escala. No entanto, não há evidências documentadas de que o cientista fosse um maçom.