EQST

Quando Se Considera Ocorrido O Fato Gerador?

Quando se considera ocorrido o fato gerador? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quando se considera ocorrido o fato gerador?

Fato Gerador: Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto no momento das ocorrências descritas no artigo 12º da Lei complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996.

O que é fato gerador instantâneo?

Por fato gerador instantâneo entende-se o que se concretiza em um único ato. Já o fato gerador periódico é aquele que ocorre diariamente, mas a lei determina que o montante seja apurado em determinado período (IPI, ICMs, PIS/Cofins).

É exemplo de fato gerador continuado ou continuo o imposto de renda?

O fato gerador continuado consiste na realização repetida ao longo do tempo, tendendo manter-se estável, pois persiste no presente e futuro, como por exemplo, o imposto predial territorial urbano. (NOGUEIRA, Roberto Wagner Lima. Fator Gerador da Obrigação Tributária.

Qual é o aspecto do fato gerador que compreende a base de cálculo?

Sob o aspecto quantitativo, a análise do fato gerador enseja a identificação do valor da prestação tributária (tributos fixos) ou dos elementos que permitam sua apuração: a base de cálculo e a alíquota. ... 145, §2º, da CF (recorrente em provas) prevê: “As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos”.

Quais os elementos aspectos que compõem a norma tributária?

Desta forma, com o presente trabalho acadêmico, conclui-se que, para a regularização da obrigação tributária são indispensáveis quatro elementos, quais sejam, sujeito ativo, sujeito passivo, objeto e causa.

O que são aspectos materiais?

ASPECTO MATERIAL (O QUÊ?) – Representa a ação ou a situação que dá origem ao nascimento da obrigação tributária. Nesse sentido, confunde-se com o próprio fato gerador, ou seja, o que está sendo tributado. ... – Indica quando ocorreu o fato gerador.

O que é aspecto temporal?

O aspecto temporal, em uma análise geral, é o momento exato em que há a ocorrência do fato gerador, em que este se encontra consumado. Segundo Luciano Dias Bicalho Camargos, o aspecto temporal é aquele caracterizado pela marcação no tempo do momento em que ocorreu sua hipótese de incidência.

O que é aspecto espacial?

Aspecto espacial – "a indicação de circunstâncias de lugar, contidas, explícita ou implicitamente, na h.i., relevantes para a configuração do fato imponível".

O que são elementos espaciais?

Elemento Espacial do Fato Gerador Em se tratando de bens imóveis e respectivos direitos, conforme art. ... Supracitado, o elemento espacial do fato gerador será o estado em que se processar o Inventário ou Arrolamento, ou tiver domicílio o doador, ou ao Distrito Federal.

É sujeito passivo responsável aquele que Considera-se possuidor todo aquele que tem de tempo efêmero e de fato o exercício pleno ou não de algum dos poderes inerentes à propriedade?

Possuidor: aquele que tem de fato o exercicio, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. ... O IPTU SÓ PODE SER COBRADO DO PROPRIETÁRIO E NÃO DO LOCATÁRIO, CUJA POSSE DIRETA NÃO EXTERIORIZA A PROPRIEDADE.

Quem é o sujeito passivo do IPTU?

34 do CTN atribui a condição de sujeito passivo do IPTU ao proprietário, ao titular do domínio útil ou ao possuidor do imóvel a qualquer título, de modo que cabe, ao município, optar entre o titular do domínio (nome constante do Registro de Imóveis) e o efetivo possuidor do bem, para fins de lançamento do tributo, já ...

Quanto ao IPTU é correto afirmar que apenas o proprietário de imóvel urbano é considerado como contribuinte?

DO POSSUIDOR A QUALQUER TÍTULO: O artigo 34 do Código Tribunal Nacional destaca ser contribuinte do IPTU, além do proprietário do imóvel, o seu possuidor a qualquer título.

Quais os elementos caracterizadores do planejamento tributário?

Os 3 Pilares de um Planejamento Tributário Responsável

  • Interesses Antagônicos.
  • Os Pilares do Planejamento Estratégico.
  • 1º Pilar: Contabilidade.
  • 2º Pilar: Propósito Negocial.
  • 3º Pilar: Premissas.
  • Considerações Finais.

O que são aspectos tributários?

O enquadramento tributário é o conjunto de normas que estabelecem quanto e quais tributos serão pagos pela empresa. Existem três regimes tributários brasileiros: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

O que é necessário para fazer um planejamento tributário?

O que é preciso para começar o planejamento tributário

  1. Regime tributário no qual a empresa está enquadrada.
  2. Faturamento atual (receita bruta)
  3. Previsão de faturamento e despesas operacionais.
  4. Serviços.
  5. Informações sobre estoque.
  6. Fluxo de despesas.
  7. Folha de pagamento.
  8. Margem de lucro.

Quais são os tipos de planejamento tributário?

Existem três tipos de planejamento tributário: operacional, estratégico e tático. Para saber quando adotar como estratégia cada um deles e executar com eficiência, é necessário conhecer profundamente todos os setores da empresa, de modo que se defina os objetivos e as formas que serão utilizadas para atingi-los.

Quais são os tipos de planejamento?

Quais são os Tipos de Planejamento Estratégico

  • Planejamento Estratégico.
  • Planejamento Tático.
  • Planejamento Operacional.

Quais são os três principais objetivos do planejamento tributário?

Assim, imprescindível a adoção de um sistema de economia legal. Três são as finalidades do planejamento tributário: 1) Evitar a incidência do fato gerador do tributo. ... 2) Reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo.

Qual é o conceito de planejamento tributário?

728) “planejamento tributário ou 'elisão fiscal' envolve a escolha, entre alternativas válidas, de situações fáticas ou jurídicas que visem reduzir ou eliminar ônus tributários, sempre que isso for possível nos limites da ordem jurídica”.

Qual a melhor definição para planejamento tributário?

Comentário: O planejamento tributário é uma atividade prévia de análise dos tributos que deverão ser pagos. ... Logo, a elisão fiscal – ou economia tributária permitida por lei, cuja finalidade é evitar, reduzir ou postergar o pagamento de impostos – é a melhor definição de planejamento tributário.

O que é planejamento tributário para que serve?

O planejamento tributário serve para reduzir, adiar ou anular, dentro dos meios legais, o ônus fiscal. ... Diante disto, depreende-se de forma objetiva, que a finalidade principal do planejamento tributário é a economia e/ou a redução legal da quantidade de impostos a serem pagos ao governo.

O que é planejamento tributário e quais os seus benefícios?

O planejamento tributário diminui os custos da empresa Dá para evitar fatos geradores de tributos e buscar alíquotas em conta. Além de tudo, ele ajuda a evitar a cobrança de multas por descumprimento ou sonegação, o que contribui para reduzir os custos.