Semiologia psicopatológica é o estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais. Embora seja relacionada à linguística, a semiologia geral engloba também os signos, os gestos, as atitudes e os comportamentos não verbais. O signo é o elemento central na semiologia, é um tipo de sinal.
Psicopatologia é uma área do conhecimento que objetiva estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental. É a área de estudos que está na base da psiquiatria, cujo enfoque é clínico.
Enquanto método e disciplina, a psicopatologia nasce no início do século XX, na França, com o filósofo Theodule Ribot e a criação do método psicopatológico enquanto psicologia patológica, um ramo da psicologia científica diferente da psicologia experimental ou genética (Bauchesne, 1993).
Dentro do critério criminológico, normal é o homem que não transgride as leis. Finalmente, o critério médico-legal fala em normalidade no caso em que o indivíduo é capaz de dirigir civilmente as suas ações e pode ser imputado responsável pelos seus atos.
110- 120: Inteligência acima da média. 90-109: Inteligência normal (ou média) 80-89: Embotamento. 70-79: Limítrofe.
O novo normal pode ser entendido como a nova forma de viver, que irá garantir a segurança e a sobrevivência da população. Portanto, o termo refere-se, principalmente, às ações cotidianas e à nova maneira de se relacionar, considerando as mudanças enfrentadas durante a pandemia.
A normalidade, portanto, seria a constituição de um padrão que assegura às pessoas que estão contidas nele uma certa proteção, segurança, continuidade, e, portanto, sobrevivência. O novo normal, na verdade, seria a proposta de um novo padrão que possa garantir nossa sobrevivência.”
Assim, diante de tantas possibilidades e desafios, o novo 'normal' em educação significa que todos os envolvidos no desafio de aprender e ensinar entraram de uma vez por todas na era da inovação.” “A pandemia acabou por forçar uma reinvenção na área educacional.
Pierre Weil define normal como o conjunto de normas, conceitos, valores, estereótipos, hábitos de pensar ou agir que são aprovados por consenso ou pela maioria. Patológico é definido como algo que causa sofrimento e morte. Saudável é aquilo que gera bem-estar e qualidade de vida.