Pragas quarentenárias são organismos de importância econômica potencial para a área em perigo, onde ainda não estão presentes, ou, quando presentes, não se encontrem amplamente distribuídas, sob controle oficial.
CATEGORIA 1 Produtos de origem vegetal, industrializados, desvitalizados por terem sido submetidos a qualquer processo tecnológico de desnaturalização (cozimento, branqueamento, pasteurização, esterilização, fermentação ou outros) que se transformaram em produtos incapazes de serem afetados diretamente por pragas, mas ...
O conceito de praga está geralmente, intimamente ligado à ideia de uma superpopulação, o que causa desequilíbrios ecológicos tais como: esgotamento dos alimentos, devastação de plantações, extinção de outras espécies, epidemias de doenças infecciosas, epidemias de doenças parasitárias etc.
No caso de controle de besouro amarelo (Costalimaita ferruginea vulgata), a própria poda de produção realizada após a colheita elimina as folhas atacadas, e nos frutos o ensacamento protege do ataque. Para o gorgulho (Conotrachelus psidii), utiliza- se o Inseticida Folidol®.
Os esporos fún- gicos, que podem ser transportados pelo vento e pela água, devem entrar em contato com o hospedeiro para causar infecção. Os principais fungos entomopatogênicos usa- dos em programas de controle biológico no Brasil são: Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana.
Na cultura maciça do fungo Beauveria bassiana para o manejo da broca-do-café, vem sendo claramente definidas duas linhas de produção: Produção industrial e Produção artesanal. A produção industrial de B. bassiana é iniciada de cultivos puros obtidos de brocas em placas de Petri com meio Sabouraud-Dextrose- Agar (SDH).
O controle biológico de pragas é uma técnica que promove o equilíbrio entre as pragas e seus inimigos naturais, o que reduz ou até mesmo suprime o uso de defensivos agrícolas nas lavouras, sendo uma das alternativas na busca por uma agricultura sustentável.
Os organismos vivos utilizados como agentes de controle biológico compõe o grupo conhecido como inimigos naturais, podendo ser patógenos, parasitóides e predadores. Parasitóides são parasitas de hospedeiros únicos, geralmente seu hospedeiro morre ao final do siclo de vida do parasitoide.
Dentre as vantagens do controle biológico, temos:
O manejo integrado de plantas daninhas (MIPD) é essencial à produção agrícola sustentável, com redução de custos de produção e impacto ambiental negativo.