Bom dia. Megapófise transversa é um aumento do processo transverso da vértebra (região lateral da vértebra) que geralmente ocorre em pacientes com uma vértebra a mais na região lombar baixa (supranumerária) ou na quinta vértebra lombar quando tem uma morfologia diferente (forma diferente).
A megapófise transversa é uma variação anatômica da coluna vertebral. É importante você entender que as vértebras são os ossos que compõe a sua coluna. A variação que estamos falando aqui é quando há um aumento transverso da região lateral da vértebra, ou seja, é a famosa vértebra de transição.
É o aumento do processo (apófise) transverso da última vértebra lombar(L5). É uma patologia congênita (você nasceu assim) e normalmente é unilateral (só de um lado da vértebra). O tratamento é sintomático e a maioria das pessoas nem sabem que nasceram assim.
O que é vertebra de transição lombossacra? É uma vertebral mal formada com características intermediárias entre lombar e sacral, chamamos de VT. Pode acarretar em problemas mecânicos da coluna, propiciando hérnias de disco e espondilolistese.
Às vezes a pessoa tem uma vértebra lombar a mais. ... Muitas vezes a pessoa tem aquilo que chamamos de mega-apófise transversa, que é uma protuberância óssea que(anormalmente) une a última vértebra lombar com o osso sacro.
Uma redução de espaço como essas, indica que a distância entre a quarta e a quinta vértebras da lombar está reduzida e isso provavelmente é uma das principais causas de dores nas costas, algumas vezes acompanhadas de sintomas nas pernas e no quadril, como sensação de peso, fraqueza, alteração de sensibilidade e dor.
Resposta: Olá Luciana, Protusão como o proprio nome diz significa seu disco está protuso, saliente podendo acometer ou não a raiz nervosa e até mesmo evoluir para um abaulamento ou hérnia discal. L5 – S1 não são simbolos, são abreviações. L= lombar número 5 e S= sacral 1, as quais são vertebras da nossa coluna.
A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).
Deslocamento das Articulações Interfalangeanas Proximais e Distais. Usualmente por traumas diretos, ocorrem em movimentos de hiperextensão ou estresse lateral. Possui graduações de 1 a 3, de acordo com o grau de liberdade entre as superfícies articulares.
Linha que, em radiologia, mostra o espaço compreendido entre as duas superfícies ósseas de uma articulação, geralmente correspondente à cartilagem interarticular.
Significa que a porção interna do seu joelho esta sendo mais solicitada que a externa. A redução do espaço fêmoro-tibial medial esta relacionada com o desgaste desse compartimento, geralmente por diminuição da espessura da cartilagem / desgaste.
O derrame articular consiste no acúmulo de líquido em uma articulação do corpo, provocado por pancadas, quedas, infecções ou doenças articulares crônicas, como artrite reumatoide ou gota. Popularmente é chamado de 'água no joelho'.
A osteoartrite ou artrose de joelho é uma doença degenerativa que acomete os joelhos devido à sobrecarga e/ou desgaste da região e que não tem cura, mas com tratamento ideal o paciente pode conviver com o problema e manter sua qualidade de vida.
Posso me aposentar por invalidez em decorrência de problemas no joelho? Caso a doença incapacite permanentemente o segurado para o trabalho, fará jus ao recebimento da aposentadoria, se restar comprovado que o segurado não possui mais condições de retornar ao mercado de trabalho de forma definitiva.
Qualquer atividade física que não envolva impacto está bem indicada: ioga, pilates, musculação, funcional, natação, bicicleta (com a bike bem ajustada). Exercícios com impacto, como corrida, saltos, hidroginástica, futebol, etc; aumentam a velocidade do desgaste articular e não são recomendados.
A aposentadoria não depende apenas de um diagnóstico de doença, mas sim de um diagnóstico de possibilidade laboral, em que se avalia: idade, profissão, capacidade laboral para função, possibilidade de mudança de função ou de reabilitação, estágio da doença e tratamento feito.
Cirurgia no quadril com prótese se dar direito a aposentadoria por invalidez.
CID10 - M16 - Coxartrose (artrose do Quadril)