Descubra o que fazer para evitar o problema É muito provável que os “bichos” encontrados no interior das goiabas sejam larvas de mosca-das-frutas. O controle pode ser feito com o ensacamento, utilizando papel parafinado, das goiabas com tamanho de 2 a 3 centímetros.
Após o nascimento, a larva cresce se alimentando da polpa da goiaba. ... “Agora, se você acabou comendo um bicho da goiaba, não precisa se preocupar, pois ele não faz mal, nem causa qualquer doença em nós”, revela Angela.
O bicho da goiaba é conhecido popularmente como mosca-das-frutas. São insetos da ordem Diptera, da família Tephritidae. ... A fêmea oviposita nos frutos e a larva se alimenta da polpa causando um desbalanço hormonal violento e culminando com a queda precoce e necrose do fruto na região afetada.
As moscas perfuram as cascas das frutas maduras e depositam os ovos, que se transformam em larvas. As larvas desenvolvem-se dentro do fruto, alimentando-se dele até atingir o estágio em que podem sair desse ambiente. Essas larvas são compostas basicamente por proteínas. Mesmo assim, ingeri-las não é recomendável.
As larvas não fazem mal à saúde - mas será difícil encontrar um consumidor impassível ao encontrar esse complemento inesperado dentro do doce. Os fabricantes confirmam as informações, mas dizem que a responsabilidade é dos lojistas na hora de guardar os produtos.
Crescimento. As larvas passam por um total de três estágios entre as mudas. A passagem do primeiro para o segundo leva cerca de 24 horas, tempo em que ela crescerá e medirá cerca de 5 mm. Larvas no segundo estágio crescem até 10 mm em 24 horas e mudam para a terceira fase, crescendo até 15 a 20 mm em 48 horas.