b) ATIVO NAO FINANCEIRO - compreende o conjunto de bens e direitos cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa para suas realizações, sendo desdobrado em: - Realizável a Curto Prazo - representa os créditos e os valores em Circulação; - Realizável a Longo Prazo - representa os Depósitos e Créditos ...
O termo "ativos" pode ser simplesmente entendido como algo que tem algum valor comercial: um bem que pode ser negociado entre dois agentes....Também podem ser chamados de ativos muitos outros bens financeiros, como moedas, Imóveis e os títulos de Renda Fixa:
Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.
Ativos de uma empresa representam tudo aquilo que a empresa possui e controla, sejam estes bens, créditos ou direitos, tangíveis ou intangíveis, resultados de transações passadas, que podem ser convertidos em meios monetários e gerar benefícios econômicos no futuro.
Entre os exemplos de ativos financeiros mais conhecidos estão as ações, moeda e câmbio, títulos públicos, títulos privados, commodities e o mercado de opções. Existem outros inúmeros ativos, incluindo até objetos como obras de arte, coleções e etc.
Um ativo ilíquido (ou sem liquidez) é aquele que não pode ser convertido em caixa rapidamente, sem que haja redução substancial do preço. ... Assim como os ativos permanentes tangíveis, não serão normalmente convertidos em caixa e são considerados ilíquidos. A liquidez tem valor.
3. Fundos Multimercados