A bandeira de Pernambuco é a mesma desde 1917. A cor azul do retângulo superior simboliza a grandeza do céu pernambucano. A cor branca representa a paz. O arco-íris simboliza a união de todos os pernambucanos.
Na época, a cor azul foi para simbolizar o céu; a cor branca representava a união da nação; o arco-íris (verde, amarelo, vermelho) assinalava o início de uma nova era; as três estrelas representavam Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte — e outras estrelas seriam inseridas em volta do arco-íris ao passo que outras ...
A bandeira do estado de Pernambuco foi criada em 1817 durante a Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, que exigia o fim da monarquia. Os revolucionários passaram a usar a bandeira que tinha sido confeccionada pelo padre João Ribeiro de Melo Montenegro.
A bandeira do Recife é retangular e tem por base três colunas verticais, sendo que as laterais são em azul e a central em branco, reportando às cores da bandeira do Estado de Pernambuco, do céu brasileiro e da paz. A força e a fé, ideais almejados pelo ser humano, são representados pela frase em latim Virtus et Fides.
O desenho se baseia em três colunas verticais - duas laterais de cor azul, e a central, branca -, lembrando a bandeira do estado de Pernambuco, o céu e a paz. ... Sol (coluna azul da direita) - simboliza a presença marcante do Sol nas terras da cidade.
A cidade do Recife é a capital do estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil.
Cinco coisas para entender Recife e Recifenses
A origem da cidade do Recife remonta à terceira década do Século XVI, quando era uma estreita faixa de areia protegida por uma linha de arrecifes que formava um ancoradouro. Devido as suas características físicas favoráveis, o local passou a abrigar um porto.
Mais antiga entre as capitais estaduais brasileiras, o Recife surgiu como "Ribeira de Mar dos Arrecifes dos Navios" no ano de 1537, na principal área portuária da Capitania de Pernambuco, a mais rica capitania do Brasil Colônia, conhecida em todo o mundo comercial da época graças à cultura da cana-de-açúcar e ao pau- ...
12 de março de 1537
A povoação do Recife surgiu em 1561 passando, no ano de 1637, sob domínio holandês a denominar-se Maritzstad (Mauricéia), em homenagem a Maurício de Nassau. Elevada à categoria de vila com a denominação de Recife, por Carta Régia de 1911-1709.
Costumava andar de bonde até o centro da cidade, onde se concentravam as atividades comerciais e também de entretenimento, como bares e cinemas. Segundo Mota Menezes, o Bairro do Recife, hoje chamado Recife Antigo, ainda tinha cheiro de novo em 1950, devido a construções feitas principalmente na década de 1920.
No fim do século XIX Recife era um empório comercial. Inicia-se, então, a implantação de indústrias. O desenvolvimento da Capital deu origem a fluxos migratórios causando altas taxas de desemprego e subemprego e à construção de moradias em mangues e elevações, formando os mocambos com precárias condições de vida.
O Recife crescia para o subúrbio e as distâncias entre o centro e as áreas periféricas aumentavam. Na primeira metade do Oitocentos, a capital pernambucana era formada pelos bairros: do Recife, região do porto; de Santo Antônio, também conhecido como Ilha de Antônio Vaz; e da Boa Vista.
Olinda é dois anos mais velha, o município tem 475 anos e Recife completa 473 anos. ... Porque nesse dia o donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, mandou uma carta para a coroa portuguesa falando de Recife e Olinda.
Fundada em 12 de março de 1537, Recife celebra 484 anos em 2021, enquanto que Olinda, fundada dois anos antes (12 de março de 1535), completa 486 anos de existência.
O Recife e Olinda completam, nesta sexta-feira (12), 484 e 486 anos de fundação, respectivamente.
1. Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.
Alguns historiadores falam que Cananeia foi o primeiro povoado do Brasil, mas para fins oficiais, este título é de São Vicente, que foi fundada em 1532 e é considerada a primeira cidade brasileira. Conhecer os 32 quilômetros do litoral capixaba já seria motivo suficiente para visitar Vila Velha.
As 5 cidades mais antigas do Brasil
Salvador
Segundo ele, há arqueólogos que ainda consideram Ur a cidade mais antiga. Nessa disputa, entra na briga também Damasco, capital da Síria, cidade mais antiga que nunca deixou de ser habitada durante 5 mil anos. Beirute, no Líbano, Cairo, no Egito, e Sanaa, no Iêmen, também estão entre as mais antigas do mundo.
Não se pode dizer com exata precisão quando os primeiros portugueses se estabeleceram em São Vicente. O que se sabe, com certeza, é que foi Martim Afonso de Souza quem fundou a cidade em 1532, a mando do Rei de Portugal, Dom João III.
Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador.
Portanto, o Brasil possui 26 capitais e uma capital nacional, sede do governo do Distrito Federal....Capitais e estados brasileiros.
Quais são as capitais do Brasil?
1549
O motivo pelo qual a cidade de São Paulo não foi escolhida como a capital do Brasil, se deve ao fato da Primeira Constituição estabelecida em 1891, prever o local em que deveria estar a Capital do Brasil.
São Paulo é o estado mais rico da nação porque a elite paulista teve formação tardia e não foi infectada pelo vírus da mentalidade escravocrata, que existe em todo o Brasil em maior ou menor grau.
Brasília