Para uma correta compreensão e interpretação do texto, siga os seguintes passos:
a) Pré-compreensão: toda leitura supõe que o leitor entre no texto já com conhecimentos prévios sobre o assunto ou área específica. ... É formada então o que se chama “fusão de horizontes”: o do texto e o do leitor. A interpretação supõe um novo texto. Significa abertura, o crescimento e a ampliação para novos sentidos.
Os jovens não leem porque não são estimulados. Esse hábito deve vir, em primeiro lugar, de casa. Pais que tem o hábito de ler estimulam seus filhos, e isso passa de geração pra geração. O avanço da tecnologia contribui para que o número de leitores caia cada vez mais.
Que fatores estarão dificultando o encontro dos jovens com o livro? #4740. Os livros estão cada vez mais distantes do dia-a-dia dos jovens no Brasil, isso se deve a inúmeros fatores, tais como a influência de terceiros, o lançamento de novas tecnologias e a falta de interesse do indivíduo pela leitura.
O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros.
Brasileiro lê em média 2,43 livros por ano, diz pesquisa.
Em países desenvolvidos, por exemplo, a média é de 7 livros/ano na França, 5,1 nos Estados Unidos e 4,9 na Inglaterra.
Sabe-se que a leitura de 5 páginas diárias, ao longo de um ano (5 X 365 dias), totalizará 1825 páginas lidas, ou seja, representa a leitura de 12 livros (150 páginas cada) ou de 6 livros (300 páginas cada).