TRÊS PONTOS Lembra o místico delta, faz referência ao tripé liberdade, igualdade e fraternidade e às qualidades indispensáveis ao maçom: amor, vontade e inteligência.
Para ativar o recurso, toque no ícone do Google em cima do teclado → Ícone de "três pontinhos" → "Configurações" → "Digitação por gesto".
Assim o conjunto dos graus filosóficos deste rito, compreende cinco Ordens de Sabedoria,2 a saber:
Parte da história da ordem pode está relacionada com seu nome: Maçonaria significa pedreiro. A Ordem dos Maçons Livres e Aceitos é uma sociedade secreta, mas aberta a homens de todas as religiões – só não são aceitos ateus e mulheres.
A admissão à Maçonaria é restrita a pessoas adultas sem limitações quanto à raça, credo e nacionalidade, desde que gozem de reputação ilibada e que sejam homens íntegros. Nenhum homem, por melhor que seja, poderá ser recebido na Maçonaria, sem o consentimento de todos os maçons.
Trazendo liberdade, igualdade e fraternidade no DNA, claro que a maçonaria estava na Revolução Francesa, em 1789.
Maçonaria é uma Ordem filosófica, educativa e progressista que adota a investigação da verdade, em regime de plena liberdade. Ela é, portanto, uma sociedade formada por livres pensadores, amantes da cultura moral.
Páginas na categoria "Maçons do Brasil"
Em 1796, o naturalista Manuel Arruda Câmara fundou a Sociedade Secreta Areópago de Itambé, primeira loja maçônica do Brasil, que difundiu ideias libertárias, contra a repressão colonial. O GOB fez a Independência do Brasil, o maior acontecimento da Nação.
17 de junho de 1822, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
A atuação de maçons no processo de modernização da educação brasileira, remonta ao século XIX, respaldada por idéias liberais e iluministas. Se consolida nas primeiras décadas do regime republicano, influenciada pelo ideário positivista e anti-jesuítico, em defesa do ensino elementar público, laico e obrigatório.
Seja no brado retumbante da Independência, na Proclamação da República ou destruindo as correntes da escravidão, a Maçonaria sempre exerceu seu papel de protagonista na luta pelo progresso e evolução social na história do Brasil.
A maçonaria encabeçou um movimento organizado, mesmo que havendo diferenças internas, em que suas posições levaram o então príncipe regente D. Pedro a tomar decisões, e por fim proclamar a independência do Brasil, tendo sido imediatamente apoiado pelo Grande Oriente Brasílico.
Pois bem, é sabido que a maçonaria teve importante participação na história de nosso país, notadamente nos episódios que redundaram na independência do Brasil em 1822. Nossos princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sempre inspiraram mudanças e revoluções sociais no mundo inteiro.
A Maçonaria (forma reduzida e usual de Franco-Maçonaria) é uma sociedade discreta, de carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.
A maçonaria esteve presente em momentos fundamentais da história do Brasil, como a Independência, a Proclamação da República e a Abolição da Escravatura.
Acácia
Obediências (sejam Grande Oriente, Grande Loja ou Ordem) são entidades autónomas, regulares e soberanas que congregam as "Lojas Simbólicas", que são as células ou organizações base em que trabalham os maçons reunidos.
Oriente. Posição mais importante para a simbologia maçônica, pois é de onde nasce a luz astronômica, esotérica e espiritual. É a posição do Venerável Mestre e seu Trono. De lá, ele comanda o andamento dos trabalhos de uma posição puramente orientadora, como sugere a palavra “oriente”.
Potência maçônica, ou obediência maçônica, é a administração superior de um grupo de lojas. As potências, ou obediências, são caracterizadas pela sua soberania, dentre suas lojas, em relação ao território que abrangem.
A Loja Maçônica, Loja Simbólica, Loja de São João, Loja ou ainda Oficina (como é chamada pelos maçons) é uma estrutura organizada por assembleias onde os maçons se reúnem periodicamente para trabalhar de forma ritualística segundo o rito que adotam.