O plural de terça-feira é terças-feiras. O plural de quarta-feira é quartas-feiras. O plural de quinta-feira é quintas-feiras. O plural de sexta-feira é sextas-feiras.
Ou seja: toda quinta-feira, sem o artigo definido, como aparece no pé desta nota e no aviso aqui à direita da tela, significa “todas as quintas-feiras”. Já toda a quinta-feira, com artigo definido, refere-se à totalidade de um único dia e quer dizer “ao longo de (determinada) quinta-feira”.
Sextas-feiras é o plural de sexta-feira. O mesmo que: sextas.
Tanto a forma singular (segunda-feira) como a forma plural (segundas-feiras), nesse contexto, têm o mesmo sentido: «todas as segundas-feiras», razão pela qual é facultativo o uso de uma ou de outra forma.
Na indicação do intervalo de tempo de ocorre de segunda-feira até sexta-feira, a forma correta de escrita é de segunda a sexta, sem crase.
A abreviação de horas é h (h minúsculo e sem ponto). É assim tanto no singular como no plural, ou seja, a abreviação de hora e de horas é simplesmente h.
Uma possível explicação para a preferência por a que horas é que a resposta pretendida é uma hora exata: «A que horas começa o show?» «Começa às nove horas.» Já a hora disto e a hora daquilo aparece muito a seguir ao verbo chegar: Chegou a hora de ir para a cama (é verdade).
A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). ... Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural.
Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse mesmo fato ocorre também com o verbo “vir”: Eles vêm da casa da avó.
Ação de chegar e permanecer por um tempo: eles vêm ao Brasil este mês. [Gramática] Forma verbal usada no presente e no plural; a grafia "vem" é usada com o mesmo sentido, mas no singular. Etimologia (origem da palavra vêm). Forma regressiva de vir.
Vem vem do verbo vir. O mesmo que: entende, volta, torna, regressa, acode, emana, deriva, surge, comparece.
Locomover; mover-se de um local para outro: ir ao show; o carro vai à cidade; foi-se embora.
As formas do singular (tem, vem) já se pronunciam de forma diferente (note-se a ausência de acento circunflexo): [teim], [veim].