O esqueleto pode ser dividido em duas porções: porção axial e porção apendicular. Veja abaixo as características de cada uma dessas duas porções. Esqueleto axial: é formado por crânio, vértebras, costela e esterno.
O esqueleto pode ser dividido inicialmente em três partes: (1) axial, (2) apendicular e (3) esplâncnico. O esqueleto axial compreende a coluna vertebral, as costelas, o esterno e o crânio. O esqueleto apendicular inclui os ossos dos membros torácicos e pélvicos.
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
O osso esterno pode ser dividido em três partes, manúbrio do esterno, corpo do esterno e processo xifoide. Quantas costelas se articulam exclusivamente com o manúbrio do esterno?
Por todo o esterno existem incisuras devido às relações com determinadas estruturas. No manúbrio observe a incisura jugular (é superior e possui relação com a veia jugular do pescoço), incisura clavicular (são duas e recebe a clavícula, porção medial para articular) e incisura costal I (são duas e recebe a 1ª costela).
O esterno é um osso chato com o formato da letra "T" em caixa alta, localizado na parte anterior do tórax. É composto por três partes: o manúbrio, o corpo e a apêndice xifóideportuguês, ou o processo xifóidebrasileiro.
Como os sintomas da costocondrite são semelhantes a de problemas cardíacos é comum a pessoa se consultar primeiro com um cardiologista e após não ser constatada nenhuma complicação cardíaca, o paciente é encaminhado para o ortopedista. Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo.
O processo xifóide é o apêndice ou cartilagem que forma a extremidade inferior do esterno. Nele inserem-se vários músculos do abdómen, e pode ser partido, e em alguns casos causar danos, via perfurações.
Peito de pombo é o nome popular dado a uma malformação rara, conhecida cientificamente como Pectus carinatum, na qual o osso esterno é mais proeminente, provocando uma saliência no peito.
Não há contra indicação a realização de musculatura em pacientes com pectus carinatum. Entretanto faz se necessário saber se sua deformidade e simstrica ou nao e o grau da mesma.
A única forma de corrigir definitivamente o peito escavado é fazer a cirurgia para recolocar os ossos no local correto, por isso, este procedimento é indicado principalmente em casos em que surgem sintomas.