24 de setembro de 1834
Em 1840, foi antecipada a maioridade de D. Pedro II, aos 14 anos de idade, e ele tornou-se o segundo Imperador do Brasil, dando fim ao Período Regencial. Ele reinou até 1889, quando foi exilado do Brasil por conta da Proclamação da República.
pneumonia
Com o golpe republicano em 15 de novembro de 1889, a família imperial foi expulsa do Brasil e seguiu para a Europa. Na França, Dom Pedro II faleceu em 5 de dezembro do ano de 1891, vítima de pneumonia, aos 66 anos.
Dom Pedro II foi imperador do Brasil entre 1840 e 1889, período no qual o país passou por muitas transformações. Os grandes acontecimentos do seu reinado foram a Guerra do Paraguai e a abolição do trabalho escravo. Foi deposto, em novembro de 1889, por meio de um golpe que resultou na proclamação da república.
Após a Proclamação da República Brasileira, em 15 de novembro de 1889, a família imperial brasileira foi exilada na França e Áustria. Os descendentes diretos do último imperador, Pedro II, os filhos dos príncipes imperiais, Isabel Leopoldina de Bragança e Luís Gastão d'Orléans, foram criados na França até à maioridade.
Pedro Afonso de Bragança
Carlota Joaquina de Bourbon
Isabel do Brasil