A inflamação no útero corresponde à irritação dos tecidos uterinos que acontece principalmente devido a infecção por microrganismos como Candida sp., Chlamydia sp. ou Neisseria gonorrhoeae, mas também pode ser devido a alergia a produtos, alteração do pH por falta ou excesso de higiene ou ferimentos na região.
Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processo inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3). Papanicolau classe IV – Citologia sugestiva de malignidade.
Negativo para lesão intraepitelial ou malignidade As amostras de algumas mulheres também podem mostrar alterações celulares reativas, que é a forma como as células cervicais aparecem quando existe infecção ou outra inflamação.
Tipo 1 - negativa para neoplasia; Tipo 2 - negativo para neoplasia mas com presença de inflamação, células metaplásicas ou sugestiva de infeção; Tipo 3 - classificação de NIC (neoplasia intra-epitelial cervical):
Células neoplásicas são aquelas que, por alguns mecanismos, tiveram seu código genético alterado, a ponto de perder a função característica, como exemplo podermos citar: uma célula hepática, que sofre uma alteração em seu código genético, irá perder suas funções essenciais, nos processos metabólicos de biomoléculas, e ...
A neoplasia maligna é um tumor de crescimento rápido, formado por células que se apresentam de forma diferente daquelas presentes do tecido normal. Esse tumor tem limites pouco definidos, é capaz de invadir tecidos vizinhos e também pode provocar metástases. As neoplasias malignas são frequentemente chamadas de câncer.
A metaplasia também é uma alteração de diferenciação, só que as células, ao invés de serem indiferenciadas, sofrem alterações que as dão características de outro tipo de célula adulta. A neoplasia por sua vez consiste em um distúbio em que há uma produção excessiva de novas células, podendo ser benigna ou maligna.
Quais os tipos de METAPLASIA? vários epitélios do trato reprodutivo feminino. em epitélio escamoso estratificado. escamoso estratificado mais resistente é capaz de sobreviver sob circunstâncias nas quais o epitélio especializado mais frágil teria, provavelmente, sucumbido.
Dor ao urinar ou urina escura; Cansaço intenso; Aparecimento de nódulos, especialmente na mama, por exemplo; Aparecimento de manchas na pele.
Assim como o Mal de Parkinson, o Alzheimer, a esclerose e a AIDS, grande parte dos cânceres não tem cura. Muitos tumores assustam pela sua imprevisibilidade e são devastadores para os pacientes e seus familiares.
Alguns pacientes acreditam que nada mais pode ser feito se a doença não puder ser curada e interrompem o tratamento. Porém, radioterapia, quimioterapia, cirurgia e outros tratamentos geralmente podem retardar o desenvolvimento da doença e ajudar a controlar os sintomas.
Ao entrar em contato com o álcool, o organismo produz uma substância chamada acetaldeído. O grande problema é que isso ocorre mesmo quando o consumo não é exagerado. Se o organismo não conseguir se proteger desta substância — que altera o DNA humano dando origem a células cancerígenas — as chances de tumores aumentam.
Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.
O desenvolvimento anormal da célula acontece por um defeito no DNA. Essas alterações podem ser herdadas dos pais, pipocar de modo espontâneo ou decorrer de agentes externos, como cigarro, vírus, exposição excessiva ao sol, obesidade e consumo de certos alimentos. Esses são os fatores cancerígenos.