Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.
Para elaborar o plano de contas contábil corretamente, é preciso que a definição das contas esteja em concordância com os princípios fundamentais da contabilidade (entidade, continuidade, oportunidade, registro pelo valor original, competência e prudência) e siga o padrão determinado pela Lei n.º 6.
O grupo de contas do ativo registra bens e direitos e divide-se em subgrupos: ativo circulante, realizável à longo prazo e ativo não circulante, onde deverá constar o elenco das contas propriamente ditas, valendo-se disso, Ribeiro (2005, p.
Como dissemos anteriormente, o patrimônio de uma organização é composto de bens, direitos e obrigações. Os componentes do Patrimônio são os Bens, Direitos e Obrigações. Enquanto os bens e direitos são considerados ativos, as obrigações são consideradas o passivo de uma entidade.
Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.