O ANTI-HAV IgG quando positivo indica que a pessoa teve contato com o vírus da hepatite A e que curou espontaneamente a doença. Quando positivo indica que a pessoa apresenta imunidade. Essa imunidade pode ser ocasionada pela vacina ou por uma infecção já curada.
A presença do HBsAg indica que a pessoa é infectada pelo vírus B. Anticorpo contra o antígeno de superfície da Hepatite B (anti-HBs): A presença do anti-HBs é geralmente interpretada como recuperação e imunidade ao vírus B. Anti-HBs também é detectado em pessoas imunizadas contra o vírus B por meio de vacina.
A relação abaixo mostra os principais usos dos exames: Para detectar infecção aguda: HBsAg e anti-HBc IgM. Pode ser pesquisado também o HBeAg. Para diagnosticar Hepatite B crônica: HBsAg e carga viral do vírus da hepatite B (HBV).
Em 2015, MSF começou a comprar o sofosbuvir e o daclatasvir da Gilead e da BMS, utilizando os “programas de acesso” dessas empresas, por preços entre US$ 1.
Após a concessão da patente em 2019, considerando apenas as compras municipais do medicamento, o preço médio do sofosbuvir foi para R$ 1.
Dos 3 medicamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde, dois já começaram a ser distribuidos imediatamente (sofosbuvir e daclatasvir). O terceiro medicamento (simeprevir) tem sua distribuição prevista para o mês de dezembro. A nova terapia vai beneficiar cerca de 30 mil pacientes nos próximos 12 meses.
O Sofosbuvir é um análogo do nucleotídeo inibidor da polimerase NS5B do vírus da hepatite C (HCV) indicado para o tratamento de infecções de hepatite C crônica (HCC) como um componente da combinação do regime de tratamento antiviral.
Os eventos adversos mais comuns em pacientes tratados com ledipasvir / sofosbuvir podem ser fadiga, cefaleia e alguma fraqueza. Outros eventos adversos relatados incluíram náusea, diarreia e insônia.
Ribavirina é um antiviral para tratamento da cinomose canina. O dmso auxilia na penetração de princípios ativos e tem ação anti-inflamatório. A famotidina é um inibidor das secreções gastroduodenais, que protege o estômago. As vitaminas a e e aumentam a imunidade e melhora o quadro da doença.