crossorigin="anonymous">
Isso acontece porque, no primeiro caso, o elétron está na camada mais externa ao núcleo e, como está mais longe dos prótons, a atração entre eles é menor, sendo mais fácil retirar o elétron. Veja que a segunda energia de ionização foi maior do que a primeira.
B - os metais alcalinos são os elementos que possuem os menores potenciais de ionização.
Com a ajuda da ilustração da tabela abaixo, entenda como funciona a energia de ionização. Como é de baixo para cima, o elemento químico Frâncio (Fr) que está lá embaixo terá a energia de ionização menor que o Hidrogênio (H) que está lá no topo.
Recorrendo a tabela periódica, ordene os seguintes átomos em ordem crescente de primeira energia de ionização: Ne, Na, P, Ar, K.
Afinidade Eletrônica na Tabela Periódica A afinidade eletrônica é maior nos elementos constantes no lado direito e na parte superior da tabela periódica. Ela cresce no sentido horizontal, da esquerda para a direita, e no sentido vertical, de baixo para cima. Repare que a eletroafinidade é inversa ao raio atômico.
Dentre todos os elementos da tabela, os halogênios (elementos do grupo 7A) são os que possuem maiores valores absolutos de afinidade eletrônica, ao contrário dos metais do grupo 1A (alcalinos).
Portanto, os elementos que possuem maiores eletroafinidades são os halogênios (elementos da família 17 ou VIIA) e o oxigênio.
Eletroafinidade ou afinidade eletrônica corresponde à energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso. O elemento flúor, por exemplo, tem essa capacidade de atrair elétrons e “capturá-los”, originando um íon de carga negativa.