O território brasileiro encontra-se majoritariamente entre os trópicos de Câncer e Capricórnio (zona intertropical) e uma menor parte localizada abaixo do trópico de Capricórnio e acima do Círculo Polar Antártico (zona temperada sul).
O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares. A Terra realiza vários movimentos, um deles é o de rotação, durante o qual gira em torno de si mesma e por isso toda face da Terra recebe luz solar.
Resposta:o. território brasileiro se encontra praticamente todo zona térmica tropical e é encontrado um pouco também na zona térmica temperada do sul,os paralelos que delimitam essa zona são trópico de capricórnio e a linha do equador.
A zona tropical possui um clima agradável para adaptação de diversas espécies, com sol em abudância, disponibilidade hídrica e solos ricos em diferentes minerais, assim essa se torna a zona com maior diversidade.
Verificado por especialistas. Zona Temperada do Sul é delimitada pelo Trópico de Capricórnio e o Circulo Polar Antartico!
As zonas temperadas apresentam clima mais ameno que as zonas tropicais, com temperaturas médias mais baixas, estações do ano mais demarcadas (o verão e o inverno, por exemplo, apresentam características bem distintas).
Mais: pode-se notar que a maior parte do país está no hemisfério Sul - ficam no hemisfério Norte apenas parte do Amazonas, de Roraima, do Amapá e do Pará. Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.
Os principais paralelos que atravessam o território brasileiro são dois: O equador e o trópico de Capricórnio....Essa linha imaginária atravessa três oceanos, três continentes e 10 países:
Eles estão a 23º26' da Linha do Equador. O Trópico de Câncer corta 17 países do Hemisfério Norte, como México, Egito, Argélia, Arábia Saudita e o Havaí. Já o Trópico de Capricórnio atravessa onze países da América do Sul, África e Oceania, como Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Madagascar e Austrália.
É banhado, ao norte, pelo oceano glacial Ártico; ao sul, pelo oceano glacial Antártico; a leste, pelo oceano Atlântico; e, a oeste, pelo oceano Pacífico. O continente americano é cortado por quatro paralelos principais: Círculo polar Ártico(1), Trópico de Câncer(2), Equador(3) e Trópico de Capricórnio(4).
Resposta. O continente americano é cortado por quatro paralelos principais: Círculo polar Ártico(1), Trópico de Câncer(2), Equador(3) e Trópico de Capricórnio(4).
d) O continente é cortado apenas por dois paralelos importantes: Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio. (F) Correção: O continente é cortado por quatro paralelos principais: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio.
O Continente Americano está posicionado parcialmente nos Hemisférios Norte e Sul e totalmente no Hemisfério Ocidental, ou seja, a oeste de Greenwich. O Continente Americano é cortado pelo Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Linha do Equador e Trópico de Capricórnio.
Resposta: A África é o único continente situado em todos os hemisférios da terra: norte, sul, leste e oeste. Explicação: Isso acontece porque ela é cortada, ao mesmo tempo, pela Linha do Equador e pelo Meridiano de Greenwich.
Tendo como referência o meridiano de Greenwich a maior parte do continente africano esta localizado ao oriente (Leste).
Resposta:A maior parte do continente africano se encontra no hemisfério leste ou oriental.
Ao ser designado como o marco zero para o cálculo de horas e, consequentemente, para o estabelecimento de fusos horários, o Meridiano de Greenwich estabeleceu um padrão a ser seguido, facilitando a vida e diminuindo as confusões que havia sobre as horas.
O meridiano de Greenwich é o único que tem o próprio nome. Ele é representado nos mapas cartográficos por uma reta no sentido norte-sul que cruza sete países (Espanha, França, Reino Unido, Gana, Burkina Faso, Mali e Argélia) e dois continentes.