Ogun (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com ...
Ogunhê é a saudação pertinente ao orixá Ogum. Ogunhê, meu pai!
Sua saudação é “ogunhê patacuri” e as comidas prediletas o feijão-cavalo, feijão-preto, azeite de dendê e carne bovina.
vela branca
Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.
Faça com que eu não precise pedir a mais ninguém, por Xoroque já terá me auxiliado no que precisava. Faça com que eu possa agradecer a ti e não a mais ninguém, te darei a minha gratidão assim como me darás notas de cem. Me faça ficar bem e sem preocupação, te agradecerei mais de sete vezes.
Xoroquê sempre atende aos pedidos a ele feitos com fé e justos, mas, a pessoa que a ele se dirige deve tomar alguns cuidAdos como, por exemplo, dar a ele tudo o que for prometido, pois uma vez negativado com a pessoa, ele pode tirar tudo que deu.
Asse o inhame no forno a gás ou microondas até ficar bem macio. Abra o inhame ao meio, no comprimento, sem retirar a casca e coloque sobre a farofa doce com a casca para baixo (a parte branca para cima).
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Oxaguiã, Rei de Ejigbô (Elejigbojo), chamado “Orixá comedor de inhame pilado”, inventou o pilão para saborear mais facilmente seus prediletos inhames. Todo o povo de seu reino adotou sua preferência. E tanto que se comia inhame que não se dava conta de plantá-lo. Ogum pediu sacrifícios e logo deu a solução.
A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá.
Ogum é um orixá representado pela figura de um guerreiro. Ele é considerado o orixá que possui maior proximidade com os seres humanos depois de Exu. ... Sendo geralmente representado sob a figura de um guerreiro, Ogum estabelece um arquétipo de luta e conquista aos que se dedicam à sua adoração.
Qualidades de Ogum na Umbanda:
Usa também contas verdes. Guerreiro impulsivo, é o cortador das cabeças, ligado à morte e aos antepassados; orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, não pensa antes de agir, mas acalma-se rapidamente. Epíteto do Orixá destacando a sua condição de chefe dos caçadores, originário de Ketu.
Oxum é deusa sensual, meiga e vaidosa das águas doces e do ouro. Rege os órgãos reprodutores femininos e a sua própria fertilidade. Sua cor é o amarelo.
Como mostra a imagem o amor de Ogum e Iansã é uma eterna disputa para ver quem têm a razão. Ogum amou muitas mulheres mas sua paixão pelas guerras fez de Iansã sua melhor companheira pois o acompanhava nos campos de batalha e comemorava em seus braços cada vitória.