A hiperplasia endometrial cística (HEC), ou complexo hiperplasia-cística- endometrial, também comumente denominada piometrite, ocorre na fase lútea do ciclo estral de cadelas e gatas intactas e caracteriza-se pela inflamação do útero com acúmulo de exsudatos, podendo inclusive acometer diversos sistemas do organismo ( ...
O diagnóstico: Para diagnosticar a hiperplasia endometrial é necessário realizar uma ultrassonografia transvaginal para avaliar e medir a espessura do endométrio. Importante analisar também a morfologia celular para a prevenção do câncer de endométrio.
Como sintomas, a paciente pode apresentar: corrimento vaginal, sangramento entre os ciclos menstruais (escapes), dores no abdome e cólicas, dor na região pélvica, secura vaginal, ondas de calor, dores durante as relações intimas e aumento do tamanho do útero.
Espessamento endometrial é o nome que se dá ao achado ultrassonográfico de um endométrio (camada interna do útero) com tamanho (espessura) maior do que a esperada para a fase do ciclo menstrual ou status menopausal da mulher.
O endométrio pode ser dividido em duas camadas: a camada basal e a camada funcional. O nome dessas duas camadas já sugere suas principais características, sendo a primeira mais profunda e próxima ao miométrio e a segunda a que sofre mudanças durante os ciclos menstruais.
O que significa espessamento endométrio heterogêneo, Eco endometrial centrado,espassado,het6,medindo. Olá. Significa que o tecido que reveste internamente o útero está mais espesso que o habitual, porém seu ginecologista deve analisar este dado conjuntamente com sua idade, ciclo menstrual e uso de medicamentos.
A Hiperplasia endometrial, popularmente conhecida por endométrio espesso ou espessado é uma condição que se caracteriza pelo aumento da grossura do endométrio maior que o normal.
Útero com textura miometrial heterogênea é um miométrio (musculatura uterina) que não é uniforme em toda a sua extensão, o que pode sugerir a presença de mioma ou adenomiose.