verbo transitivo direto e bitransitivo Fazer uma investigação, por meio de comparação, para saber as semelhanças ou diferenças de; comparar: cotejar o valor do dólar; cotejava as obras literárias com as artísticas.
O valor de colação dos bens doados, segundo o disposto nos arts. ... Preferencialmente, deve ser colacionado o bem, contudo, se não mais existir o bem, deve ser colacionado o seu valor, sem acréscimo das benfeitorias.
Trata-se do meio pelo qual os herdeiros necessários restituem aquilo que receberam em vida pelo "de cujus" à herança. ... Esse é um dos dogmas da sucessão legítima: assegurar aos herdeiros a metade da herança".
São os bens da herança que não foram descritos no inventário pelo herdeiro que deveria fazê-lo, ou ainda, quando são omitidos na colação, com o conhecimento do herdeiro, deixando de restituí-los. Neste caso, o herdeiro perde o direito que teria sobre o bem.
São aqueles que sobre os quais se move uma ação.
O herdeiro que sonegar bens da herança, não os descrevendo no inventário quando estejam em seu poder, ou, com o seu conhecimento, no de outrem, ou que os omitir na colação, a que os deva levar, ou que deixar de restituí-los, perderá o direito que sobre eles lhe cabia (artigo 1.
A pena de sonegados só poderá ser requerida e imposta em sentença, sendo que a parte autora, deverá ser, obrigatoriamente, os herdeiros ou credores da herança. Porém, a simples destituição poderá ser decretada no próprio autos do inventário, se houver elementos comprobatórios de sonegação.
Sobrepartilha é uma nova partilha dos bens que por algum motivo não foram partilhados no processo de inventário. Ficam sujeitos a sobrepartilha: · Os sonegados: bens ocultados (dolosa ou culposa) que deveriam ser relacionados em inventário ou levados à colação(conferência).
A sobrepartilha é realizada nos mesmos autos do Inventário. Você deverá realizar a peticão com base nos art 1040 e 1041, CPC, informando os herdeiros, viúvo, descrição exata do bem objeto da sobrepartilha com atribuição de valor, a partiha deste.
A partilha da herança é feita da seguinte forma: Bens adquiridos antes do casamento ou união estável: será divido de acordo com a quantidade de pessoas no processo. Por exemplo: um casal teve 2 filhos e o pai adquiriu um carro antes de se casar. Quando o pai falece, a divisão do valor do carro é feita por 3 pessoas.