Presidentes
26 de julho de 1952
Casada com o militar e presidente argentino Juan Domingo Perón, Eva foi a grande responsável pela consolidação política do marido. Faleceu de câncer do útero e após sua morte, seu cadáver foi sequestrado por opositores políticos e só retornaria à Argentina em 1974.
Eva Perón (1919-1952) foi primeira-dama da Argentina durante o primeiro mandato do presidente Juan Domingo Perón. Reverenciada na Argentina tornou-se um mito da história da política mundial.
Los Toldos, Argentina
Los Toldos, Argentina
María Eva Duarte de Perón, conhecida como Evita (Los Toldos, 7 de Maio de 1919 — Buenos Aires, 26 de Julho de 1952), foi uma atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente.
Com o nome falso de “Maria Maggi de Maggiolis”, o corpo de Eva chega de barco à Itália em maio de 1957, é levada de automóvel a um cemitério de Milão e ali fica até 1971, em todo o período em que o peronismo está proscrito na Argentina e até as fotos de Evita eram proibidas.
7 de maio de 1919
Evita é uma das personagens mais importantes na história da política argentina. Durante o peronismo, foi responsável pela criaçõa de uma lei que permitiu pela primeira vez o voto feminino, a fim de garantir e lutar pelos direitos femininos na política.
Cemitério da Recoleta, Buenos Aires, Argentina
O populismo é um conjunto de ações políticas, numa economia subdesenvolvida em processo de urbanização e industrialização, através das quais um líder, sem romper os limites institucionais, manipula as aspirações populares adequando-as aos interesses do Estado.
Populismo é um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite". ... Em filosofia política e nas ciências sociais, diferentes definições de populismo têm sido usadas. O termo também é usado de forma variada entre países e contextos políticos diferentes.
Em 1978, a Argentina entrava no segundo ano da mais brutal ditadura militar de sua história. De março de 1974 a outubro de 1983, tempo que durou o regime militar argentino, 30 mil civis foram assassinados. ... Na segunda fase a equipe reencontrou seu bom futebol de 1974 e atropelou os adversários.
República Populista, Quarta República Brasileira, República Nova e República de 46 referem-se ao período da história do Brasil que tem início com o fim do governo provisório de José Linhares (31 de janeiro de 1946), que por sua vez, teve início após a renúncia forçada de Getúlio Vargas (29 de outubro de 1945), pondo ...