Estranhamento e desnaturalização compreendem conceitos bastante relacionados dentro da Sociologia. O estranhamento se refere ao ato de inconformidade com situações grotescas e de repúdio, o que apenas potencializa a desnaturalização destes processos.
O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade Por estranhamento, entendemos a postura metodológica que orienta a prática científica no sentido de desenvolver a atitude de se propor a conhecer a realidade social como observador, que olha de fora, e não de dentro, como se fizesse parte dela.
Por questões culturais e sociais, são criadas algumas ideias e pensamentos, as quais são repassadas e que se tornam senso comum. ... Esse senso comum não pode ser considerado uma verdade absoluta, porque é fato que existem muitas mulheres fortes, ágeis e corajosas. E também há homens fracos, ágeis e medrosos.
E o estranhamento nos ajuda a ter consciência disso. Um dos objetivos da Sociologia, no Ensino Médio, é debruçar-se sobre tais preconceitos e prenoções, identificando e ressignificando-os.
O estranhamento possibilita o início de um movimento capaz de caminhar para além das interpretações marcadas pelo senso comum. Surge como uma maneira de se começar a estruturar o objetivo de uma análise sistemática da realidade.
Somado a isso, a desnaturalização surge como o início da superação de certas noções consolidadas naturalmente, o que permite que o aluno ultrapasse os limites do senso comum. Esse movimento permite ao individuo inquietar-se criticamente com questões corriqueiras e consagradas pela normalidade.
Desnaturalizar os fenômenos sociais significa não perder de vista a sua historicidade. É considerar que eles nem sempre foram assim. É perceber que certas mudanças ou descontinuidades históricas são fruto de decisões. Estas revelam interesses e, portanto, são fruto de razões objetivas e humanas.
Desnaturalização é quando um individuo não é mais natural de um determinado país mediante a Lei. Exemplo: Ele vai passar por um processo de desnaturalização e se naturalizar Brasileiro.
Resposta: É a ciência que estuda os fenômenos da sociedade.
Assim os principais elementos que compõem o universo são: Estrelas, Galáxias, Constelações, Planetas, Satélites, Asteroides, Cometas e Meteoritos.
Os 4 elementos é a expressão utilizada para referir-se aos elementos naturais: Água, Terra, Fogo e Ar.