As fábulas de Esopo são um conjunto de histórias creditadas a um escravo e contador de histórias grego, que viveu entre os anos 620 a.C. e 560 a.C., conhecido como Esopo. Hoje, consideramos fábula de Esopo como uma história leve e branda que inclui animais antropomorfizados e uma lição de moral.
Autor
A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens.
Esopo
1668
Reunimos aqui algumas das fábulas mais famosas que são atribuídas ao maior contador de fábulas:
As fábulas de Esopo
Portanto, os animais experimentam as nosas sensações, sendo animados pelos nossos sentimentos. As origens da fábula perdem-se na mais remota Antiguidade. ... Não é por acaso que os animais são normalmente as personagens das fábulas, pois é vulgarmente aceite que a fábula tenha nascido no Oriente, o berço do mundo.
Na fábula os animais sempre representam características humanas, sendo que a cigarra representa o tipo de pessoa preguiçosa, que deixa tudo para a última hora, que vive o presente sem se preocupar com o futuro.
Em uma fábula, os personagens são chamados de personagens tipo. Isso ocorre porque eles representam um modo de ser de um conjunto de pessoas e não a cada um individualmente. Assim, os animais simbolizam aspectos dos seres humanos, como por exemplo, a raposa representa a astúcia, o leão representa a força.