O cisto de Baker é causado por um inchaço no joelho. Esse inchaço ocorre devido a um aumento na quantidade de líquido sinovial - o fluído que lubrifica as articulações. Quando esse líquido se acumula na parte de trás do joelho, num local chamado de bursa poplítea, ele forma um cisto.
Normalmente não é indicado nenhum procedimento para retirada ou redução do cisto, a não ser que ele seja muito grande, cause muita dor e impeça o uso normal do membro. Ou seja, podes, sim, fazer exercícios físicos na presença do cisto.
Importância das atividades físicas para tratamento do ovário policístico. Os exercícios físicos são as principais indicações dos médicos para o tratamento de ovário policístico. Tal problema ocorre quando existe uma produção irregular de testosterona, aumentando a produção de folículos que se prendem ao ovário.
Com o diagnóstico feito, o tratamento envolve imobilização do joelho, mantendo a patela no lugar até que os ligamentos estejam regenerados, aproximadamente por 3 semanas. A fisioterapia é sempre importante e indicada, justamente para melhorar a força muscular e o movimento.
Ligamento colateral medial ou lateral Para acelerar a recuperação pode ser necessário utilizar uma compressa de gelo exatamente no local da lesão durante cerca de 15 minutos, duas vezes ao dia, e usar uma joelheira para proteger o joelho de eventuais complicações.
O ligamento lateral colateral está localizado na parte lateral do joelho; ele liga a parte de baixo da coxa (fêmur) ao osso externo da perna (fíbula). As distensões podem ser classificadas em graus I, II e III, dependendo da sua gravidade: Distensão grau I: dor com dano mínimo ao ligamento.
Inicialmente, é necessário fortalecer os músculos das pernas, glúteos e quadril. Com este fortalecimento o joelho tem mais facilidade em se manter estável, minimizando o atrito exagerado em situações como a do joelho valgo. Visando aliviar a dor, as compressas de gelo no local tem excelente eficácia.
A articulação pode doer devido a processos inflamatórios, incluídas as doenças autoimunes, como artrite reumatoide, espondiloartrite e lúpus. Além dessas situações, desgaste por uso excessivo da articulação, desalinhamento dos joelhos e sobrepeso entram na lista de causas de desconforto.