O fato de os ponteiros se cruzam 24 vezes por dia não é igual a cada uma hora. A resposta certa é 22 vezes.
São 154 vezes. O ângulo entre os ponteiros para que se sobreponham deve ser de 180°.
Quando os ponteiros se encontram Medir o tempo é uma antiga e importante atividade humana que envolve muita ciência e Matemática. Perceber que o dia sucede a noite e a noite sucede o dia provavelmente foi a primeira observação para se dividir o tempo.
Passo 1)Recorte um círculo de papel para o relógio (você poderá substituir por pratinhos de papelão). Passo 2) Recorte ponteiros de papel (no formato de setas). Passo 3) Faça um buraco no centro do círculo. Passo 4) Fixe os dois ponteiros com uma tachinha.
Criando Os Seus Relógios Reciclados O primeiro passo é ter uma ideia de quais serão os materiais utilizados para a confecção da sua peça. Podem ser garrafas PET, papel, latas, rodas de carro, revistas, dominó, jornais e tudo que você imaginar. A ideia é criar uma base e inserir o mecanismo do relógio.
Coloque um dos círculos entre os ponteiros e o prato de papel. Coloque o outro círculo na parte de trás do prato e, em seguida, empurre o colchete de metal através dos ponteiros, círculos de plástico e prato de papel. Os círculos de plástico tornarão o relógio mais firme.
Como construir um relógio de Sol com os alunos
Uma das extremidades da mola é fixada na parede interna do tambor de corda e a outra fica em seu eixo no centro, também chamado de árvore. Ao dar corda, a mola se enrola e gera tensão, seguida da liberação que é a energia motriz do relógio.
O relógio digital usa a energia elétrica para funcionar, essa energia geralmente é obtida de uma bateria de pequena carga. Ele usa um cristal piezoeléctrico (quartzo) para gerar pulsos elétricos a uma frequência constante de 32.
Use o ponteiro maior para ler os minutos.
Horas e minutos Fazendo dois círculos de tamanhos diferentes podemos ensinar a criança a agrupar os minutos de cinco em cinco e ler as horas. Para isso, podemos utilizar dois pratos plásticos ou recortar dois círculos em uma cartolina ou qualquer outro material que tivermos em casa.
Geralmente, o relógio tem três ponteiros. O ponteiro maior indica os minutos. O ponteiro pequeno indica as horas. E aquele ponteiro mais fininho indica os segundos.
Se for durante o dia o relógio analógico está marcando 15 horas e 25 segundos. Se for à noite, ele está marcando 03 horas da manhã ou como dizem, 03 horas da madrugada e 25 segundos. Então podemos concluir que, se for durante o dia o relógio está marcando 14 horas, 20 minutos, e 55 segundos.
Podemos afirmar que 40 minutos equivale a aproximadamente 66,7% de uma hora. Como sabemos, uma hora é o equivalente a: 60 minutos; 3600 segundos.
50 minutos = 50/60 = 5/6 horas, ou, se você quiser, já poderá dividir 5 por 6, ficando: 5/6 = 0,8333 horas.
Uma forma possível de ver os minutos é multiplicar o número para qual o ponteiro maior aponta por cinco. Se o ponteiro maior aponta pro 6, multiplique por 5 e terá o resultado 30. Ou seja, já se passaram 30 minutos. Alguns relógios ainda terão marcações pequenas sem um número, elas indicam que se passou um minuto.
Tomando por base a explicação acima, entende-se que para transformar minutos em horas basta dividir o valor por 60. Por exemplo, 240 minutos equivalem a 4 horas, pois 240 / 60 = 4. Já para transformar horas em minutos, basta fazer a operação contrária, ou seja, multiplicar por 60.
Se for com relação aos minutos, 55 minutos é cerca de 92% de uma hora (55/60). A forma mais prática e correta de fazer é a primeira, encontrando o valor por minuto e multiplicando pelo total. No caso, cada minuto trabalhado vale R$6,00 e, sendo o total de 295min, o valor a receber é realmente R$1770,00.
Somar horas com uma calculadora convencional requer primeiro que você converta seus minutos em um número decimal, dividindo os minutos por 60.
Simplificadamente podemos admitir a divisão direta; ou seja, 25 minutos inteiros, divididos por 60 minutos inteiros = 0,4166 minutos, devendo ser somados as horas inteiras.Se tivermos 6 horas extras, basta somar aos 0,4166 minutos e teremos 6,42 horas extras.
Assim, 45 minutos na forma centesimal equivale a 0,75 hora centesimal, ou seja, basta tomar-se o número de minutos que se deseja transformar em horas centesimais e dividi-lo por 60.
Como calcular a hora extra?
Para fazer o cálculo de horas extras é preciso saber quanto o trabalhador ganha por hora. Para isso, basta dividir o salário por 220 (que é o número de horas trabalhadas em um mês).